Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 14h19

RAs — Secretário Magela conversa com administradores

Compromisso firmado em reunião com os administradores regionais no dia 28 de fevereiro, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela, começou, na sexta-feira (18), a visitar as administrações regionais. O objetivo é ouvir as demandas das RAs relacionadas às demandas de competência da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab). As audiências começaram pelas administrações de Planaltina, Sobradinho I e Sobradinho II.

Planaltina

Uma das grandes dificuldades encontradas pelo administrador Nilvan Vasconcellos em Planaltina refere-se à regularização fundiária. Segundo o técnico de Planejamento e Gestão Urbana da administração, Vanderlei Dias, cerca de 80% da RA é irregular — fator este que gera inúmeros problemas para os moradores da região, entre eles o impedimento para participarem do programa federal Minha Casa, Minha Vida, além de não poderem se beneficiar da instalação das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Sobradinho I

Um dos principais pontos abordados durante a reunião com a administradora Maria América Menezes foi a revisão dos vazios urbanos de Sobradinho I, focando na ideia do adensamento vertical. A RA também enfrenta problemas de regularização fundiária, como é o caso da área Nova Colina. Entretanto, “por se tratar de terreno da União, o diálogo é facilitado”, destaca Magela. Outra área debatida na reunião foi o Dnocs, beneficiado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Durante o encontro, secretário e administradora definiram o mês de maio para a entrega das primeiras casas. Outra notícia boa é a de que o governador Agnelo Queiroz pediu que a administração definisse uma área para a instalação do galpão para a escola de samba de Sobradinho. A atitude da Sedhab de ir ao encontro das administrações foi parabenizada pelo assessor Francisco Araújo: “Receber o secretário é muito positivo. É positivo porque você tem conhecimento de nossos problemas, já vem trazendo soluções e marcando nossa próxima reunião. Isso terá um avanço significativo”, disse.

Sobradinho II

A comunidade reivindica lotes para sede da Polícia Civil e para o Corpo de Bombeiros — solicitação que deverá ser atendida, já que há lotes disponíveis na cidade. Ficou acordado também o desenvolvimento e a implementação do Parque Canela de Emas, melhorias na iluminação e uma área para o curral comunitário, ainda a ser definida. Lotes para equipamentos públicos para as unidades de saúde também estavam em pauta, além da regularização fundiária.

Subsecretaria de Regularização Fundiária

O secretário Magela aproveitou as visitas às administrações para divulgar a implantação da Subsecretaria de Regularização Fundiária, responsável por dar um assessoramento técnico, uma orientação jurídica e uma orientação política sobre o processo de regularização fundiária. Desta forma, ninguém deixará de regularizar por falta de orientação. Outra novidade divulgada pelo secretário foi que cada administração poderá apresentar um projeto para revitalização de um parque da cidade, o qual será analisado pelo conselho do Fundurb, cuja finalidade é captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados para o desenvolvimento urbano.

Assessoria de Comunicação da Sedhab