Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/09/15 às 15h28 - Atualizado em 3/01/19 às 16h44

Reforma do Museu de Arte de Brasília é aprovada pelo Conplan

Conselho deliberou pela aprovação do projeto

Na quinta-feira (2), o projeto de reforma do Museu de Arte de Brasília (MAB) foi aprovado no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) por 22 votos favoráveis, duas abstenções e nenhum voto contrário. Segundo a decisão do Conselho, caberá ao Governador Rodrigo Rollemberg autorizar por decreto o início dos trabalhos de reforma conforme o plano apresentado pela Secretaria de Cultura (Secult) e os encaminhamentos do Conselho, que realizou a aprovação com condicionantes.

A reforma já era uma solicitação antiga da Secult, entretanto, o projeto esbarrava em questões técnicas, como o fato do museu estar em área pública e não apresentar normas de gabarito para construção. Com as adequações solicitadas, o MAB poderá fazer a devida guarda das obras de arte, promover exibições públicas e atividades culturais e dispor novamente do seu acervo, que atualmente está no Museu Nacional.

A coordenação da reforma será administrada pela Casa Civil e acontecerá com recursos da Terracap. As mudanças farão com que o espaço atenda as normas internacionais de museus.

Outra proposição do Conplan foi a alteração do parcelamento urbanístico visando a ampliação do lote onde o museu está localizado. A Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação analisará a solicitação.

Histórico

O edifício, construído em 1960 pelas Forças Armadas, passou a abrigar o MAB, por inciativa da Secult em 1985. Entretanto, em 1992 uma vistoria da Terracap apontou que o museu não apresentava condições para exercer atividades museológicas.

Com as adequações, o projeto passará a contar com parâmetros de acessibilidade e refrigeração para o devido acondicionamento do acervo. Banheiros no térreo e subsolo, reservatório de água, saídas de emergências, além de espaço gourmet, elevadores, mini-auditório.

Mais informações

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br