Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/04/14 às 18h35 - Atualizado em 3/01/19 às 15h24

REGULARIZAÇÃO: Sedhab e Codhab entregam 102 escrituras no Setor Habitacional Sol Nascente

COMPARTILHAR

Os moradores do Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia, viveram um momento histórico no último sábado (5), quando a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Sedhab, e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional, Codhab, entregaram 102 escrituras do Trecho I na região. Os documentos foram entregues aos moradores das quadras 100, 101, 102, 200, 400 e 501.

A secretária de Habitação, Jane Diehl, disse que a entrega dessas escrituras irá fazer com que as famílias sintam orgulho de seus lares. “Temos um programa sério, justo, transparente, mas, especialmente, um programa que realiza o sonho das pessoas em ter sua moradia própria”, afirmou.

Marlene Gilmar, 38 anos, estava sorrindo à toa. Tanta alegria tinha um motivo. A escritura dela agora estava na mão. Manicure, mãe de duas filhas adolescentes, Marlene só falava da alegria que sentia. “Estou muito feliz, eu não tinha casa, morava de favor, não vou precisar viver na irregularidade com minhas filhas”, contou sorrindo.

Para o vigilante Paulo Álvares, 42 anos, a vida agora será mais tranquila ao lado do filho de quatro anos. “Todos estão ansiosos com essa conquista. É um sonho pegar a escritura definitiva da minha casa, onde o meu filho irá aproveitar e crescer com toda a alegria de ter onde morar”.

O projeto urbanístico do Setor Habitacional Sol Nascente foi aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) e recebeu licença ambiental do Conselho de Meio Ambiente do DF (Conam). Por último, a proposta recebeu o aval do Grupo de Análise e Aprovação de Parcelamentos de Solo e Projetos Habitacionais (Grupar).

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, declarou que a regularização do Trecho I irá beneficiar aproximadamente 15 mil moradores. “A regularização representa um passo importante na região. Com isso, podemos fazer as obras de infraestrutura, como a pavimentação, rede de drenagem pluvial, construção de praças e parques”, revelou.

Para dar mais agilidade à regularização do Sol Nascente, o projeto foi dividido em três trechos. O primeiro foi aprovado por decreto do governador em abril de 2011 e o projeto urbanístico do Trecho III está em desenvolvimento. Em todo o Setor, serão investidos aproximadamente R$ 400 milhões do Governo Federal/PAC Habitação e do Governo do Distrito Federal.