Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/13 às 17h46 - Atualizado em 3/01/19 às 11h50

Regularizou, é seu! – GDF quer resolver a situação dos clubes ainda em 2013

COMPARTILHAR

O Governo do Distrito Federal pretende regularizar até o fim do ano a situação dos clubes.  Eles ocupam terras do GDF e quase todos eles já tiveram vencidos os prazos da concessão de uso dos terrenos, alguns há cerca de 20 anos.

Na próxima sexta-feira, será formado um grupo de trabalho composto por representantes da Sedhab, da Terracap e do próprio setor. Esse grupo terá um prazo de 30 dias para fazer um levantamento da situação de cada clube. Em seguida, esse trabalho será remetido ao GDF para que o governo faça uma avaliação.

O Secretário Geraldo Magela já adiantou que os terrenos serão licitados e que os vencedores terão direito a ocupá-los na forma de concessão de uso por 30 anos, prazo renovável pelo mesmo período.

Embora o pagamento em dinheiro não esteja descartado, Magela informou que a intenção do GDF é fazer com que os vencedores da licitação utilizem a chamada Moeda Social. “Nós não queremos ganhar dinheiro com os clubes”, garantiu Magela. Segundo o Secretário, o mais importante é que os clubes desenvolvam atividades de caráter social, voltadas principalmente para famílias carentes, e dessa forma possam ressarcir o governo.  De acordo com a Lei Distrital 4968/2012m, os clubes são obrigados a manter projetos de amparo a famílias pobres, desde a criança ao idoso.

Os representantes dos clubes disseram que as agremiações já possuem diversos trabalhos com esse perfil,  e que com a aproximação da Copa do Mundo poderão, entre outras  atividades, promover cursos de capacitação para o comércio.