Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/11/15 às 10h35 - Atualizado em 3/01/19 às 16h34

Rollemberg ouve demandas de feirantes brasilienses

Governador participou, nesta quinta-feira (19), do encerramento do Fórum Caravana do Empreendedorismo

O governador Rodrigo Rollemberg ouviu demandas de feirantes do Distrito Federal, no encerramento do Fórum Caravana do Empreendedorismo, nesta quinta-feira (19), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ao lado do secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago Teixeira de Andrade, o chefe do Executivo afirmou que é preciso formalizar os trabalhadores e regularizar as feiras, além de aprimorar a infraestrutura daquelas já consolidadas.

“Temos também de melhorar as condições de trabalho para os feirantes e de acesso para os frequentadores”, pontuou Rollemberg. O governador destacou ainda que é preciso colocar as feiras na rota turística da cidade. “Alguns pensam que aqui só temos a área dos ministérios, mas temos todas as manifestações culturais do País. Toda a cultura culinária nacional está aqui. Isso tem de se transformar em um produto turístico.”

Entre as sugestões apresentadas pelos feirantes estiveram melhoria de estrutura, mudanças na legislação e criação de um posto do Na Hora no Shopping Popular de Brasília. “Vamos identificar qual é o problema de cada lugar e fazer um cronograma para resolver”, respondeu Rollemberg.

Calendário

Um calendário de visitas para vistoriar as feiras e propor soluções será elaborado em conjunto pelas Secretarias de Gestão do Território e Habitação; de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo; e do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. “Esse evento é o início de uma parceria com os feirantes e as associações. Nos comprometemos a realizá-lo novamente, após vistorias das três secretarias, para encontrarmos um caminho seguro para o futuro das feiras”, adiantou o secretário Thiago de Andrade.

O fórum, que recebeu cerca de 500 pessoas, contou também com a participação de ambulantes e microempresários para debater os desafios do setor, alternativas e propostas para que os trabalhadores atuem regularmente. O encontro foi promovido pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação, em parceria com a Fundação Doimo e a Central Única de Favelas (Cufa). Mais cedo, participaram o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos, Joe Valle; e o secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena, da Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo.

Fonte: Agência Brasília

Mais informações

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br