21/10/15 às 12h27 - Atualizado em 3/01/19 às 16h39

Samambaia receberá projetos de acessibilidade no Hospital Regional

A cidade comemora 26 anos no próximo domingo (25) com projeto que trará mobilidade e acessibilidade ao Hospital Regional

A cidade de Samambaia chega aos 26 anos no próximo domingo (25). Com o intuito de trazer qualidade de vida aos moradores do local, a Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) está elaborando o projeto Rotas Acessíveis, que propõe, entre outras ações, a recuperação de calçadas que ligam o Hospital Regional de Samambaia aos principais pontos de partida e chegada de transporte público.

“A ideia do projeto é estabelecer as prioridades e resgatar o planejamento para a recuperação desses espaços públicos, em vez de atender demandas pontuais. Queremos também recuperar o passivo de calçadas em mau estado de conservação”, afirma o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade.

O projeto prevê a recuperação do pavimento, a ampliação e nivelamento das calçadas, implantação de rampas de acessibilidade, sinalização tátil em situações específicas, remoção de obstáculos. “Muitos hospitais regionais recebem diariamente um grande fluxo de moradores de outras regiões administrativas e até do entorno. Por isso, foi pensada a rota a partir dos pontos de parada de ônibus que também terão o piso reformado, de modo que as obras irão facilitar o trajeto de quem, em alguns casos, está debilitado, precisa de acessibilidade”, explicou Anamaria Aragão, diretora de Mobilidade da Segeth.

O Rotas Acessíveis foi idealizado pela Diretoria de Mobilidade, da Subsecretaria de Áreas Temáticas, da Segeth. E além de Samambaia, o plano mapeou principais problemas e apontou soluções para os trajetos dos hospitais regionais de Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Gama, Paranoá e Santa Maria.

Crescimento

Inaugurada em 1989, Samambaia foi planejada para abrigar famílias oriundas de invasões espalhadas pelo Distrito Federal. Hoje, a cidade é uma das maiores do DF e abriga uma população de 254.439 mil habitantes.

Samambaia é uma das cidades que mais crescem no Brasil. Segundo os dados Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal), com a verticalização das moradias, a população da Região Administrativa cresceu 5,56% nos últimos cinco anos. Isso representa 10 mil moradores ao ano.

História de Samambaia

Samambaia foi criada no dia 25 de outubro de 1989. O projeto urbanístico foi elaborado 11 anos antes, em 1978, pelo Plano Estrutural de Organização Territorial – PEOT, e implementado em 1982. Os primeiros lotes na cidade foram vendidos na quadra 406 e no Setor de Mansões Leste (hoje Taguatinga). Já em 1985, os primeiros moradores começaram a viver na cidade.

Três anos após as primeiras ocupações, foram construídas 3.381 casas destinadas a famílias de baixa renda, principalmente de funcionários públicos. A casa própria foi adquirida com o apoio do Sistema Habitacional de Interesse Social (SHIS) mediante financiamento do Banco Nacional. A partir de 1989, a cidade passou a receber um grande número de famílias.

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF