Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/03/22 às 18h00 - Atualizado em 30/03/22 às 15h52

Seduh faz nova visita técnica em obra de requalificação no Guará II

 

Próxima reunião com os moradores sobre o assunto está confirmada para 4 de abril, às 17h

 

As obras de requalificação na Avenida Central do Guará II receberam, nesta segunda-feira (28), uma nova visita técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), representada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, a secretária executiva de Gestão do Território, Janaína Vieira, e o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura, Vítor Recondo.

 

Da esquerda para a direita: Vitor Recondo, Janaína Vieira e Mateus Oliveria

O objetivo foi a reavaliação das obras realizadas pela empresa Hesa 20 – Investimentos Imobiliários LTDA no trecho 1 da via central, entre a Avenida Contorno e a QI 23, para verificar os possíveis ajustes a serem feitos de modo a atender aos anseios dos moradores, que apresentaram pedido de suspensão das obras.

 

Para dar andamento ao debate, uma reunião está confirmada na próxima segunda-feira (4) entre os representantes da Seduh, da Secretaria das Cidades (Secid), da Administração Regional do Guará e os moradores da cidade. O encontro será às 17h na sede da administração.

 

Atendendo as reivindicações da comunidade na primeira reunião, realizada em 21 de março, a Seduh decidiu paralisar pelos próximos 15 dias as obras no trecho 1, que incluem uma ciclofaixa na via central do Guará II, e suspender as futuras construções nos trechos 2 e 3, para que sejam levantados os pontos controversos e aberto um diálogo com a população.

 

População questionou mudanças no trecho 1

Na semana passada, a Seduh enviou uma carta à empresa Hesa 20 determinando a paralisação imediata das obras no trecho 1, conforme o compromisso assumido com a comunidade guaraense na reunião do dia 21 de março.

 

Um dia depois, a pasta emitiu um ofício à Administração Regional do Guará comunicando a determinação de suspensão enviada à empresa responsável pela obra.

 

Além disso, oficiou em 23 de março outro documento, desta vez ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), solicitando a sinalização da via para evitar confusões no trânsito e acidentes no local, em razão da paralisação das obras.

 

Histórico

 

A realização da obra foi uma determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), em cobrança a um Termo de Compromisso assinado em 2009 com as empresas que fizeram grandes empreendimentos residenciais no Guará II, como medida mitigadora pelas construções.

 

O projeto do trecho 1 passou por audiência pública em 2011 e teve a aprovação do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan). Contudo, alguns pontos foram questionados pela população. Entre eles, a redução da largura da via para permitir a construção de ciclofaixa no local.

 

A maior preocupação dos moradores é em relação ao aumento da população do Guará II em contraposição a redução dos espaços de circulação de veículos, o que pode aumentar os pontos de engarrafamento na via central.

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com