28/04/15 às 20h37 - Atualizado em 3/01/19 às 16h06

Segeth apresenta na Câmara planejamento para regularização no DF

Em reunião na CAF, a  Secretaria mostrou o andamento das trabalhos para garantir a regularidade da terra

(Brasília – 28/04/2015) – A Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) dará celeridade aos processos de regularização no Distrito Federal e, para isso, o Conselho de Planejamento (Conplan) passou a ter reuniões quinzenais, sempre na segunda e na quarta quintas-feiras do mês. A informação foi dada pelo secretário Thiago de Andrade que, nesta terça-feira (28), participou de audiência da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), da Câmara dos Deputados. A reunião teve como tema a ampliação do debate a respeito da regularização no Distrito Federal.  Na ocasião, foi apresentado aos deputados o planejamento da pasta para a regularização de áreas no território do DF.

Para o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, a regularização de terras é uma das prioridades do governo de Brasília. Com mais reuniões, o Conplan poderá acelerar as decisões e trazer novas questões para a pauta”, disse.

Atualmente, estão tramitando na pasta 302 processos de regularização divididos em Áreas de Interesse Social (Aris) e Áreas de Interesse Específico (Arines). São previstos pelo Plano Diretor de Ordenamento Territorial de 2009, 29 Setores Habitacionais de Regularização, dentro eles, 27 Aris e 29 Arines. Além disso, 14 Aris e 6 Arines estão fora de setor.

“Assim como em outras unidades da federação, a questão da regularidade da terra traz grandes dificuldades para a cidade. Atualmente, a Segeth trabalha com quatro frentes para dar celeridade aos processos: a primeira é a mediação  das  questões  das Áreas de Interesse Especifico com o Ministério Público; a segunda é a Interlocução com a CAF;  a terceira é a reconfiguração da política de participação social, com a criação do Conselho Consultivo; e a quarta é a criação da Central de Aprovação de Projetos (CAP) que cuida dos tramites do dia-a-dia  junto a Codhab e a Terracap”, explicou o secretário de Gestão do Território e Habitação.

O Thiago de Andrade expôs as diretrizes do governo para a área. Segundo ele, a prioridade inicial é para as políticas de habitação voltadas para as famílias com faixa de renda de até R$ 1,6 mil. “Vamos entregar já no próximo mês mil apartamentos no Parque do Riacho, dentro do programa Morar Bem. As Arines, onde ficam a maioria dos condomínios,  estão também nos planos do governo. Em relação à grilagem, a ordem é combatê-la com ações de publicidade e transparência”, explicou Andrade.

A presidente da CAF, deputada Telma Rufino, disse estar confiante nos trabalhos realizados pela nova gestão. “Posso garantir que os técnicos estão sempre prestando contas sobre os projetos em andamento”.

Telefone: (61) 3214.4025 / 3214.4077

Facebook: sec.territorioehabitacaodf