Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/05/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 15h08

SEMINÁRIO — DF terá lei sobre Estudos de Impacto de Vizinhança

O Distrito Federal terá pela primeira vez uma lei sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) — segundo o Estatuto das Cidades, é um instrumento de planejamento urbano, que analisa os impactos de novos parcelamentos e empreendimentos na cidade como níveis de ruído, sombreamento, ventilação, trânsito, uso de equipamentos públicos, aumento da população entre outros. Esses impactos variam de acordo com o tamanho e a atividade de cada empreendimento.

A lei ambiental urbana vai propiciar melhor qualidade de vida para a população, controlando o trânsito e incômodos nas cidades. Para subsidiar a elaboração do projeto de lei, em andamento pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab), por meio da Subsecretaria de Controle Urbano (Sucon), será realizado nesta quarta-feira (1º/06) um seminário interno com especialistas no assunto para os arquitetos e urbanistas da secretaria.

A expectativa é de que o projeto seja enviado à Câmara Legislativa no 2º semestre deste ano. Antes, será realizada audiência pública.

Além de previsto no Estatuto das Cidades, o EIV é um instrumento complementar ao Plano Diretor de Ordenamento Territorial.

O seminário será no auditório da Terracap, a partir das 13h.

Veja abaixo a programação:

13h – Recepção e inscrição

14h – Abertura pelo secretário Geraldo Magela e secretário-adjunto Rafael Oliveira. Em seguida, a subsecretária de Controle Urbano, Zilda Lucia de Abreu, dará continuidade aos trabalhos.

14h30 – Palestrante Gladis Weissheimer, da Prefeitura de Porto Alegre (RS), coordenadora do Grupo de Trabalho da elaboração da Lei de Estudos de Impactos de Vizinhança desta cidade;

15h10 – Palestrante Luciane Martins de Araújo Mascarenhas, professora-adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Goiás, graduação e mestrado. Livro Publicado: Desenvolvimento Sustentável – Estudo de Impacto Ambiental e Estudo de Impacto de Vizinhança. Ed Letra da Lei, 2008;