8/04/22 às 9h34 - Atualizado em 18/04/22 às 11h17

Setor Hospitalar Norte terá mais vagas, calçadas, ciclovia e árvores

Projeto da Seduh foi aprovado pelo Conplan nesta quinta-feira (7)

LEANDRO CIPRIANO

O Setor Hospitalar Local Norte (SHLN) do Plano Piloto terá 30% a mais de vagas para carros e motos, o dobro de calçadas, a criação de uma ciclovia e três praças, além do plantio de 91 árvores, entre ipês e jacarandás. As melhorias estão previstas no projeto de requalificação urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) aprovado, nesta quinta-feira (7), em reunião virtual do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).

Calçadas serão ampliadas e terão mais vagas de carro

“O grande desafio do governo é achar um equilíbrio entre a valorização do pedestre, do ciclista, com mobilidade ativa e carros. Neste projeto estamos dando 30% de aumento de vagas e mantendo o espaço público com maior qualidade, com mais calçadas, praças e ciclovia”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

O objetivo da iniciativa é atender as demandas de acessibilidade e suprir a necessidade por estacionamentos no SHLN. Atualmente o local conta com 445 vagas, além dos pontos irregulares usados pelos veículos. O projeto prevê uma organização dos estacionamentos, com o acréscimo de 175 novas vagas no setor. Assim, com a requalificação, ficará o total de 620 vagas, sendo 573 para carro e 47 para motos.

As calçadas serão ampliadas dos 4.527,21 m² existentes para 9.498,34 m², contando com piso tátil, faixas elevadas e travessias, facilitando o acesso para cadeirantes, idosos, pessoas com deficiência e outros com dificuldade de locomoção. Já a ciclovia que será criada terá 793,76 m². Os trechos compartilhados, em que poderão passar ciclistas e pedestres, terão no mínimo três metros de largura. A ideia é conectar a Quadra 316/116 com os setores Hospitalar Norte e Terminal Norte por meio da ciclovia e calçadas.

O SHLN possui apenas calçadas que conectam alguns edifícios de forma interrompida, sem a acessibilidade adequada para qualquer portador de deficiência. A partir da requalificação, as calçadas acessíveis, passeios compartilhados e ciclovias conectarão os lotes com outras modalidades de transporte – bicicleta, pedestres e ônibus – transformando o Setor Hospitalar Local Norte em uma área acessível e socialmente justa.

São previstos 10 quiosques nas novas praças

Quanto às três praças que serão criadas, elas seguirão os moldes do Setor Hospitalar Local Sul (SHLS), para dar a mesma identidade nesses pontos. Terão mobiliário urbano como bancos, lixeiras, vagas para bicicletas e pergolados, que são estruturas de madeira ou metal com cobertura de vidro para uso de pedestres. Ao todo serão previstos 10 quiosques nesses pontos, para estimular o uso do espaço público e o comércio local.

Já a arborização do espaço contará com 15 ipês amarelos, 11 ipês brancos, 31 jacarandás-mimosos e 34 paus-ferro. Ao plantar mais árvores e trocar os pavimentos para blocos de concreto pré-fabricados, isso evita a formação de ilhas de calor e diminui a velocidade de escoamento da água que cai nas ruas.

Os relatores do projeto foram os representantes da Associação Civil Rodas da Paz, Wilde Cardoso, e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), Gabriela Tenório. Ambos fizeram algumas recomendações, como complementar os trajetos com mais pontos de iluminação e fazer estudos sistemáticos de fluxo de pedestres e ciclistas para subsidiar as decisões.

Depois do Conplan, o projeto ainda precisa ser aprovado por portaria e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). Só depois disso poderá ser encaminhado para ser executado.

Regularizações

O colegiado também aprovou projetos de regularização fundiária de dois locais. O primeiro foi da Vida Nova, uma Área de Regularização de Interesse Social (Aris) localizada em Samambaia. Ao todo, são 757 pessoas em 224 unidades habitacionais, espalhados por uma região de 6,96 hectares, que aguardam a regularização há mais de 20 anos.

“O desafio da questão fundiária no DF é muito grande, e votar esse projeto é muito importante para esses moradores que aguardavam por 20 anos”, comentou o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rafael Prudente, que participou brevemente da reunião virtual.

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) elaborou o projeto e dará os encaminhamentos devidos após a publicação do decreto do governador aprovando a iniciativa, enviando toda documentação técnica para registro cartorial.

“Agora temos de trabalhar para concluir o mais rápido possível o processo de titulação, pois a população aguarda há muitos anos esse acesso à moradia digna preconizado pela nossa Constituição Federal “, afirmou o presidente da Codhab, João Monteiro.

O segundo local aprovado foi o condomínio Vila Centro Sul, no Setor Habitacional Contagem, em Sobradinho II. A área de 1,01 hectares possui 34 lotes e 236 habitantes. A Urbanizadora Paranoazinho (UP) é a responsável pelo local, considerado uma Área de Regularização de Interesse Específico (Arine) prevista no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) de 2009.

Além disso, os conselheiros também votaram a favor, por unanimidade, do remembramento (agrupamento) de dois lotes na Quadra 314 do Setor Comercial Local Sul (SCS) no Plano Piloto.