Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/11/15 às 18h53 - Atualizado em 3/01/19 às 16h35

Uso de georreferenciamento detalha demanda por habitação no DF

COMPARTILHAR

Um mapeamento realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF) identificou, por meio de georreferenciamento, como estão distribuídas cerca de 141 mil famílias habilitadas no programa habitacional do DF, o Morar Bem. O estudo, inédito pela companhia, foi lançado na tarde nesta terça-feira (3), no portal da CODHAB.

O trabalho faz parte de um plano de melhorias tecnológicas iniciado em maio pela Unidade de Tecnologia (Untec) da CODHAB e visa identificar as informações e a demanda local com o intuito de direcionar as ações para efeito de planejamento de novas moradias para a população do DF. Os pontos de controle foram realizados de acordo com a região geográfica, faixa de renda, faixa etária e, a partir da identificação de pessoas com deficiência e dependentes.

Com o georreferenciamento, foi detectado que, do total de habilitados no programa para receber a casa própria, a Ceilândia concentra a maior parte da demanda de habitação. São 16.243 pessoas habilitadas na faixa 1 do programa, com renda familiar de até R$ 1,6 mil. Já em samambaia, encontra-se o maior número de pessoas com deficiência, são 818 e, no Gama, 838 idosos.

O chefe da unidade de tecnologia da CODHAB, Daniel Barboni, explica que com a nova ferramenta o planejamento da companhia será ainda mais eficiente. “Agora temos maior visibilidade acerca das áreas em que estão agrupados os habilitados e suas demandas. Com isso, vamos escolher o perfil dos novos empreendimentos de acordo com as necessidades geográfica e social”, esclarece. O mapeamento ainda permite visualizar as regiões de acordo com a composição da fila por ordem de pontuação. “Assim, conseguiremos atender melhor a demanda e de forma transparente”, completa.

Como funciona

Ao acessar o portal da CODHAB pelo endereço eletrônico www.codhab.df.gov.br o usuário poderá clicar na aba “habitação” e procurar pelo tópico “georreferenciamento”.

Na página, o visitante terá acesso a um mapa e aos filtros de pesquisa. Para acessar os filtros, basta clicar no ícone amarelo à esquerda no topo da página. Os filtros estão divididos pela Relação de Inscritos Individual (RII), Relação de Inscritos por Entidades (RIE), pessoas com deficiência, idosos e casos de vulnerabilidade. As categorias ainda abrangem sexo, número de dependentes, pontuação e faixa de renda familiar.

O sistema vai apresentar a distribuição geográfica dos habilitados e a legenda de cores ao lado direito da página indica qual a faixa de renda é predominante, de acordo com os filtros marcados. E, ao selecionar uma região no mapa será disponibilizada uma tabela resumo.

O acesso está disponível pelo link: www.codhab.df.gov.br/geo .

Fonte: Codhab

Mais informações

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br

 

Leia também...