Trabalho dos técnicos da Segeth detectou descumprimento de exigências legais
A Central de Aprovação de Projetos (CAP) está com tudo pronto para dar início ao segundo mutirão, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de junho para analisar, aprovar projetos e emitir licenças para construções.
Dessa vez, o alvo dos técnicos da Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth), em colaboração com profissionais das Administrações Regionais e Vice-Governadoria, serão, prioritariamente, grandes empreendimentos, principalmente edifícios. “Queremos examinar cerca de 200 projetos entre processos ainda não analisados e os que retornaram para averiguar o cumprimento das exigências”, informou o secretário Thiago de Andrade.
No primeiro mutirão, realizado na semana de 8 a 12 de junho, foram analisados 223 projetos, sendo que deste total apenas 18 projetos foram aprovados. O baixo número é reflexo do descumprimento das exigências técnicas e, mesmo não obtendo as licenças, foram analisados pelos técnicos responsáveis que identificaram documentação incompleta; falta de registro do profissional responsável e incompatibilidade com as normas legais em vigor.
Segundo o secretário, o primeiro mutirão testou a capacidade de mobilização dos técnicos da Segeth e foi um bom termômetro para mostrar o ritmo de trabalho que a Secretaria pretende imprimir à Central a partir de agora.
O mutirão da Central de Aprovação de Projetos tem ajudado a divulgar a necessidade dos empresários de cumprirem as exigências legais necessárias a aprovação dos processos. “A partir das análises feitas e o cumprimento das exigências, os vistos começarão a serem expedidos, pois os interessados estão sendo contatados individualmente”, explicou o secretário.
Durante os dias do mutirão, o atendimento ao público externo da Central estará restrito ao serviço de Protocolo para que os técnicos dediquem-se, exclusivamente, às avaliações.
Ciente das dificuldades, muitas vezes burocráticas para aprovação de projetos, a Segeth também tem trabalhado pela consolidação de uma legislação mais concisa e clara para os empresários da construção civil. Nesse sentido, a secretaria está elaborando um novo Código de Edificações de Brasília, por meio de debates em audiências públicas com vários setores da sociedade. Saiba mais aqui.
O secretário Thiago de Andrade salientou a importância da ação. “Hoje são mais de 40 dispositivos esparsos regulando o segmento. O novo código atenderá o setor de maneira mais eficiente”.
Mais informações
Telefone: (61) 3214.4025/3214.4077
Facebook: sec.territorioehabitacaodf
Twitter: @Habitacao_DF
Youtube: Segeth Ascom
Web: www.segeth.df.gov.br