Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/05/23 às 13h26 - Atualizado em 10/05/23 às 14h06

Comitê do PDOT terá reuniões sobre a metodologia das oficinas participativas

 

Encontros serão nos dias 10 e 17 de maio, no auditório da sede da Seduh

 

LEANDRO CIPRIANO

 

 

Estão marcadas para esta quarta-feira (10) e para o dia 17 de maio as próximas reuniões extraordinárias do Comitê de Gestão Participativa (CGP) da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), ambas para discutir a metodologia que será aplicada nas oficinas participativas. Os encontros serão no auditório da sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), localizada no Edifício Number One, no Setor Comercial Norte (SCN) Quadra 1, 18º andar. O primeiro será às 18h30, e o segundo, às 14h30.

 

As convocações foram feitas pela pasta e publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), respectivamente, no dia 28 de abril e nesta segunda-feira (8). Essas serão a segunda e terceira reuniões extraordinárias do comitê neste ano, reunindo representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada e do Governo do Distrito Federal (GDF), voluntários e selecionados a partir de chamamento público.

 

Na última reunião com o colegiado, em 26 de abril, a Seduh apresentou a proposta inicial de metodologia das oficinas participativas do PDOT, para organizar desde a preparação dos espaços até a sistematização das dinâmicas que vão envolver a população nos debates.

 

A Seduh contou com a consultoria de especialistas para a construção dessa metodologia, que foi elogiada pelos integrantes do CGP. Ainda assim, novas sugestões foram apresentadas pelo comitê, que serão analisadas pela equipe técnica da Seduh e debatidas junto aos integrantes do colegiado nessas próximas reuniões.

 

Oficinas participativas

 

Das 53 oficinas participativas previstas com a população, 35 estarão nas regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal, reunindo o máximo possível de habitantes para debater os assuntos relacionados ao PDOT e, com isso, pensar a cidade que desejam para os próximos anos. A primeira RA a receber os encontros será Vicente Pires, no dia 27 de maio.

 

A grande novidade no planejamento do calendário para este ano são as outras 18 oficinas, que ocorrerão com vários segmentos da sociedade civil organizada para dar voz a diversos grupos na revisão do Plano Diretor. Cada segmento trata de diversos assuntos sensíveis à população, que vão desde regularização fundiária a igualdade de gênero.

 

CGP

 

O CGP é mais um canal para manter o diálogo ativo com a sociedade civil organizada e incorporar as demandas da população no processo de revisão do PDOT. Trata-se de uma construção conjunta entre o governo e a comunidade.

 

O comitê foi criado por meio do Decreto n° 41.004/2020 e compõe a estrutura de governança e gestão participativa do processo de revisão da Lei Complementar nº 803, de 25 de abril de 2009, que aprovou o Plano Diretor de Ordenamento Territorial.

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com