Foi realizada neste sábado, 27 de abril, pelo Governo do Distrito Federal, a 1ª Conferência Eleitoral da Sociedade Civil do Conselho de Juventude do Distrito Federal (Conjuve) para eleição dos 14 conselheiros da juventude. O Conjuve é uma demanda da sociedade e um espaço de participação, protagonismo, debate e proposição de políticas públicas.
O secretário de Habitação Interino Rafael Oliveira participou da mesa de abertura, juntamente com diversas autoridades e secretários de Estado.
Em seu discurso, ele resgatou a história daqueles que ajudaram a construir os primeiros movimentos que culminaram com a criação da Secretaria Nacional da Juventude e acrescentou “estamos vivendo um momento histórico no Distrito Federal com a realização desta primeira conferência. Prova de um governo democrático e popular, que reconhece a importância da participação dos jovens nas políticas públicas. Nós da Secretaria de Habitação somos parceiros de vocês e juntos vamos trabalhar para construir equipamentos públicos voltados para a juventude”.
Rafael Oliveira tem experiência no assunto. Em 2003, foi assessor do Ministério da Educação, onde trabalhou com políticas públicas voltadas à juventude. Dentre suas ações, destaca-se a colaboração na implementação dos programas Brasil Alfabetizado, Educação no Campo e Fazendo Escola.
Além disso, participou da elaboração da Política Nacional de Juventude, que resultou na criação da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ/PR) e do Conselho Nacional da Juventude, o qual foi conselheiro durante a 1ª gestão representando o Ministério da Educação (MEC).