Fundo atua para qualificar a habitação de interesse social
A primeira reunião ordinária do ano do Conselho Gestor do Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis), realizada na última terça-feira (2), foi marcada pela posse dos conselheiros das secretarias integrantes do fundo – Secretaria de Fazenda, Sedhs, Ibram, Codhab e Sinduscon –, pela a apresentação das diretrizes de trabalho e pela aprovação do calendário regimental de encontros. A reunião foi presidida pelo secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade. Como órgão deliberativo, o conselho define a alocação de recursos, além de aprovar orçamentos, planos de aplicação e delibera sobre as contas do Fundhis.
Entre as ponderações dos conselheiros, a necessidade de debater saídas criativas para a habitação de interesse social e investir em ações que extrapolem a simples construção de unidades habitacionais. O presidente da Codhab, Gilson Paranhos, destacou a importância de ações de regularização mais rápidas.
No mesmo sentido, o secretário Thiago de Andrade afirmou que é preciso reconfigurar a política habitacional e salientou que a Segeth tem trabalhado em parceira com os órgãos competentes visando o tripé da política urbana: política habitacional, fundiária e política de desenvolvimento urbano.
Durante a reunião foi apresentado um panorama histórico da gestão do fundo. Para Andrade o grande gargalo vinha sendo a execução dos recursos disponíveis para o fundo. Embora com ações e projetos previstos para ser contemplados pelo Fundhis, a falta de execução dos recursos frustrava o alcance de melhores resultados. Para o secretário, reverter esse quadro com uma execução eficiente é uma das metas do conselho.
Calendário
Com aprovação unânime, as próximas reuniões ordinárias do conselho aconteceram no dia 4 de agosto, 6 de outubro e 1º de dezembro deste ano.
Mais informações
Assessoria de Comunicação
Facebook: sec.territorioehabitacaodf
Twitter: @Habitacao_DF
Youtube: Segeth Ascom
Web: www.segeth.df.gov.br