O Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb) aprovou, nesta quarta-feira, 24 de outubro, na 15ª Reunião Ordinária, recursos para contratação de empresa especializada para levantamento aerofotogramétrico e atualização da base cartográfica do DF. Serão investidos cerca de 23 milhões de reais.
Para tanto, será feito o mapeamento das áreas urbanas do Distrito Federal, por meio de imagens de alta resolução. A área a ser fotografada será de aproximadamente 2.566km².
Com a base cartográfica atualizada no Sistema de Informações Territoriais e Urbanas (Siturb), poderá ser implantado o cadastro territorial multifinalitário.
SITURB — Criado por meio da Lei Orgânica do DF, o Sistema de Informação Territorial e Urbana do Distrito Federal (Siturb) disponibiliza dados georreferenciados do Distrito Federal, com a finalidade de subsidiar atividades de planejamento, execução, avaliação e tomada de decisões governamentais associadas à gestão do território.
O Sistema dissemina, de forma rápida e interativa, a visualização, consulta e a construção de mapas temáticos, a partir de um banco de dados georreferenciados. O programa disponibiliza ainda documentos multimídias associados, como textos, fotos, áudios e vídeos.
O Siturb vai abrigar o Cadastro Multifinalitário, desenvolvido pelo Governo do Distrito Federal, permitindo monitorar com maior precisão, detalhe e agilidade cada parcela da cidade — imóveis, ruas, parques praças, bem como a situação social de cada família, por exemplo. Com o cadastro será possível verificar as melhorias e os problemas de cada parte da cidade, assegurando o acesso rápido a todas estas informações.
O objetivo é ter acesso às macroinformações de forma instantânea. Mas para isso, será necessário que todos os órgãos e secretarias forneçam informações atualizadas periodicamente, abastecendo a todo o momento o sistema.