19/06/19 às 17h14 - Atualizado em 19/06/19 às 17h14

Mais três Postos Avançados da CAP são inaugurados nesta semana

Unidades ficam na sede das Administrações Regionais de Ceilândia, Gama e Sobradinho e têm o objetivo de facilitar o acesso da população ao licenciamento de obras

Para responder à demanda de licenciamento de edificações em três Regiões Administrativas com adensamento populacional — Ceilândia, Gama e Sobradinho —, a Central de Aprovação de Projetos (CAP) coloca à disposição da comunidade mais três Postos Avançados. As unidades ficam nas sedes das Administrações Regionais e estão em funcionamento desde esta quarta-feira (19), no caso de Sobradinho, e de terça-feira (18), em Ceilândia e Gama.

A descentralização do atendimento da Central é um dos eixos do SOS Destrava DF, pacote de medidas coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

banner-posto-avancado-cap-no-gama-na-parede-fundo-branco-pin-localizaçao-azul-arte-seduh-sos-destrava-df-administracao-regional

Posto Avançado da CAP no Gama está em funcionamento desde a terça-feira (18), na sede da Administração Regional. Foto: Ascom/Seduh

A escolha das RA’s levou em consideração as frentes de expansão imobiliária planejada do território. Nesse sentido, a ideia é facilitar o acesso da população aos serviços da CAP e, com isso, estimular o processo de licenciamento de casas e pequenos comércios nessas áreas. “Fizemos um mapeamento por região para saber quais Administrações Regionais têm mais demanda e, a partir disso, escolhemos onde colocar os Postos Avançados”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus Oliveira.

Além de dar entrada aos projetos, os interessados podem também tirar dúvidas sobre o andamento dos procedimentos e apresentar adequações às propostas, a chamada fase de cumprimento de exigências. “O Posto Avançado está preparado para receber a documentação administrativa relativa aos processos. Está prevista também a visita técnica de arquitetos, uma vez por semana, para atendimento pessoal da população”, detalhou o subsecretário da CAP, Ricardo Noronha.

No Gama, por exemplo, a unidade da Central fica junto ao Protocolo, como forma de simplificar a orientação da comunidade. “É fundamental essa parceria para que o serviço seja ágil e eficiente”, avaliou o administrador do Gama, Daniel Donizet.

administrador-brazlandia-ceilandia-fernando-fernandes-secretário-seduh-mateus-oliveira-subscretario-cap-ricardo-noronha-df

Administrador regional de Ceilândia, Fernando Fernandes, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (ao centro), Mateus Oliveira, subsecretário da CAP, Ricardo Noronha e servidora Liliany Costa Leal inauguram Posto Avançado da Central em Ceilândia na terça-feira (18). Foto: Ascom/Seduh

A desburocratização do serviço público é um compromisso da atual gestão em todos os níveis, segundo o administrador regional de Ceilândia, Fernando Fernandes. “Não pouparemos esforços no sentido de somar, pois essa é uma demanda da população”, afirmou.

Ao passar a responsabilidade do atendimento para servidores da Seduh, a Administração Regional tem condição de redirecionar os funcionários locais para outras demandas. Foi o que destacou o administrador regional de Sobradinho, Eufrásio Pereira da Silva. “Podemos dar uma resposta mais ágil à população”, disse.

As análises dos procedimentos, por sua vez, continuam sob responsabilidade dos técnicos na sede da CAP,  na Quadra 6, Bloco A do Setor Comercial Sul.

Os Postos Avançados serão responsáveis pelo trâmite dos processos das próprias RA’s e das seguintes áreas:

Ceilândia: recebe também os projetos referentes a Brazlândia e Sol Nascente

Gama: recebe também os projetos referentes a Santa Maria

Sobradinho: recebem também os projetos referentes a Arapoanga, Fercal, Planaltina e Sobradinho II

Dessa forma, a Central soma sete frentes de atuação mais próximas à população e complementa os canais de entrada de projetos na Seduh. Ainda ficam disponíveis o Protocolo da Central, na sede da Seduh, e o sistema CAPWeb, na página vitual da Seduh.

Onde ficam os Postos Avançados da CAP

Em Sobradinho

Quadra Central, Lote A, Setor Administrativo

Em Ceilândia