Governo do Distrito Federal
2/06/15 às 16h03 - Atualizado em 3/01/19 às 16h29

Meio ambiente conectado ao urbano

No Junho Verde, a Segeth apresenta um importante instrumento de planejamento urbano que contribui para o meio ambiente

Conhecida por seus grandes “vazios” e áreas verdes, Brasília enfrenta diariamente os desafios do crescimento urbano que, não raramente, traz impactos ao meio ambiente. Para minimizar os efeitos que comprometam a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida, a Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth) conta com um importante instrumento de manutenção e implementação de áreas naturais: os conectores ambientais.

Previstos no Plano Diretor de Ordenamento Territorial e Urbano (PDOT), o instrumento básico da política territorial do DF, os conectores ambientais são responsáveis pela integração entre espaços naturais e ambientes construídos. Inclusive, podendo ser consultados por qualquer pessoa interessada no próprio plano.

A ideia é que os conectores integrem fragmentos de espaços naturais no ambiente urbano, como praças, parques públicos, fundo de vale, áreas de proteção ambientais, favorecendo o fluxo de animais e qualificando o ambiente.

De acordo com Adriana Salles, Diretoria de Meio Ambiente e Abastecimento, eles são instrumentos complementares aos corredores ecológicos, que têm por função ligar fragmentos de áreas naturais e são previstos na legislação federal. Nesse sentido, o PDOT inova ao prever esses espaços na configuração do tecido urbano consolidado.

Na hora de aprovar novos parcelamentos urbanos, que é a fase que antecede a divisão de um terreno em lotes para a ocupação, e até na construção de projetos urbanísticos, os conectores devem ser levados em conta.

“É uma ferramenta que pode modificar a cidade, pois além de qualificar o espaço urbano garante o equilíbrio entre as áreas verdes e o ambiente construído, em alusão ao conceito de cidade-parque característica tão singular de Brasília.”

Serviço:

Brasília lança campanha Junho Verde

Sob o comando da Secretaria do Meio Ambiente, o governo local realizará ações de preservação e de educação ambiental durante todo o mês. Confira mais sobre a programação aqui: http://bit.ly/1AFQPur

Mais informações

Assessoria de Comunicação

Facebook: sec.territorioehabitacaodf

Twitter: @Habitacao_DF

Youtube: Segeth Ascom

Web: www.segeth.df.gov.br