Nesta terça-feira (18), o Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) trouxe mais 2,8 mil habilitados pelo Programa Minha Casa Minha Vida/Morar Bem. A habilitação significa que as famílias estão de acordo com a política habitacional do DF e mais próximas de receber a sonhada moradia. Com o número divulgado hoje, já são mais de 135 mil habilitados pelo programa.
Da nova lista, 1.436 famílias são da Relação de Inscrição Individual (RII) e 1.454 da Relação de Inscrição por Entidade, ou seja, com indicação e cooperativas habitacionais.
Para a pessoa ser habilitada, é preciso obedecer aos critérios da lei 3.877/2006. Entre os requisitos estão: morar no DF pelo menos nos últimos cinco anos, nunca ter tido imóvel no DF, ter renda mensal de até R$ 8.688,00 e ser maior de 18 anos. “Nem todas as pessoas inscritas no Programa, quase 376 mil famílias, estão de acordo com a política habitacional do DF e aptas a receber a moradia de interesse social”, destacou a secretária de Habitação, Jane Diehl.
O próximo passo do Programa é encaminhar as famílias habilitadas, que comprovaram os dados fornecidos no momento da inscrição, ao banco – Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil – para a assinatura do contrato de financiamento da moradia. Vale lembrar que a verificação de restrições financeiras referentes ao CPF é realizada pelo banco.