Final de ano mais tranquilo para 572 moradores de Ceilândia. Eles receberam neste sábado, 15/12, a escritura de seu terreno. Esta entrega está prevista no Mutirão das Escrituras, uma das ações do programa Regularizou, é seu! Outras 875 pessoas que vivem em área regularizada na cidade devem procurar os cartórios com vistas ao processo de registro e lavratura de escritura.
Os beneficiários são moradores das quadras QNR 01; QNPs 21, 22, 23,25 e 27; QNQ 01,02,03, 04,05,06 e 07. Além da QNR 01 e 03.
“Nós estamos finalizando o calendário do Mutirão das Escrituras, mas não pararemos por aqui. Em 2013 vamos continuar os programas estruturantes da Sedhab que são o Morar Bem e o Regularizou, é seu!”, discursou o secretário Interino da Sedhab, Rafael Oliveira.
Rafael também mencionou a aprovação do PL da Regularização na última semana pela Câmara Legislativa. “Esta lei facilitará a regularização dos imóveis no DF”.
O deputado federal Geraldo Magela, que se encontra temporariamente afastado da Sedhab, ao falar sobre sobre a regularização em Ceilândia mencionou as reuniões com os moradores da cidade para debater O processo.
Na ocasião, foi firmado compromisso de entrega das primeiras escrituras na cidade. “O compromisso foi cumprido e hoje vocês recebem o documento legítimo de seu imóvel”.
Na ocasião, Magela fez um balanço de dois anos do governo Agnelo afirmando que “estamos com quatro mil escrituras entregues. Em 2013 serão pelo menos 30 mil documentos que regularizarão a situação da moradia de muitas famílias”.
“A escritura traz garantia para a família. O documento valoriza o imóvel. Os moradores têm segurança jurídica”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.
Representando a Câmara Legislativa, o presidente da Casa, Wasny de Roure, afirmou que“ todos nós quando chega o Natal temos a expectativa de receber um presente. Neste caso a escritura”.
20 anos de espera
Maria dos Reis da Silva, 65, foi uma das pessoas a receber a sua escritura neste sábado. Moradora da QNR 01, conj H, ela esperou duas décadas pelo documento.
” É uma honra receber a minha escritura. O meu sonho”.
Já Maria da Paz, esperava pelo documento há 10 anos. Mãe de dois filhos, um deles deficiente, ela disse ser difícil viver na insegurança. ” Com um filho especial tudo fica mais complicado. A escritura é uma segurança”, afirmou Maria.
Os moradores que receberam carta oficial para comparecer ao evento para receber o documento, mas não puderam estar presentes, poderão a partir de quarta-feira,19/12, buscar o documento na Administração Regional de Ceilândia.
Escrituras – Ceilândia
Em ação anterior ao Mutirão das Escrituras foram entregues, no dia 16 de junho deste ano, as primeiras escrituras aos moradores da QNP 22.
Também foram entregues à época 173 cartas — com indicação de comparecimento ao cartório — aos moradores com processo de regularização de seus imóveis avançado e necessitam apenas comparecer ao cartório para dar prosseguimento ao processo de escrituração.
Mutirão das Escrituras
O GDF, por meio da Sedhab e Codhab, deu início ao Mutirão das Escrituras no dia 10 de novembro, com a entrega de 1,8 mil escrituras em Samambaia.
O objetivo do Mutirão é sensibilizar os moradores de área regularizada no DF a procurarem os cartórios e lavrarem a escritura de seu terreno.
Neste sentido, o GDF assinou contrato com a Associação dos Notários e Registradores do DF para reduzir os custos cartoriais. Desta forma, o valor do registro e lavratura do imóvel emitido ao primeiro proprietário cai de R$1,2 mil para R$ 197.
Receberam também os documentos os moradores de Recanto das Emas (cerca de mil escrituras) e Santa Maria, 185 documentos.
No site www.regularizar.df.gov.br/Mutirão das escrituras ou na Administração Regional o proprietário pode conferir a situação de cada imóvel e o que deve fazer para chegar à escritura.