26/03/19 às 15h21 - Atualizado em 20/08/19 às 14h44

Workshop apresenta Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Evento ocorreu na Seduh e incentivou servidores a aplicarem as propostas da ONU em projetos para o Distrito Federal

Conhecer o detalhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) permite que os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh)  possam pensar as políticas públicas de forma conectada às propostas estabelecidas pela Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa foi a proposta do workshop ocorrido na segunda-feira (25), na Sala de Reuniões, no 2º andar da Secretaria.

Participaram da atividade a responsável pela implementação da estratégia de cooperação descentralizada do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Ieva Lazareviciute; a coordenadora-geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional, Ana Paula Bruno; e do chefe da Unidade de Avaliação Estratégica da Secretaria de Governança e Compliance da Casa Civil do DF, Alexandre Brandão.

Secretária executiva da Seduh, Giselle Moll, destaca importância de alinhar projetos da Secretaria aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foto: Ascom/Seduh

O trabalho da Seduh já se relaciona, de forma espontânea, com os 17 ODS’s (veja Quais são os ODS’s), como destacou a secretária executiva, Giselle Moll, na abertura do evento. “Todos os projetos da Seduh estão alinhados aos ODS’s, mas nós ainda não descobrimos isso”, afirmou.

A revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) é um exemplo de iniciativa comprometida com as metas globais de desenvolvimento, segundo Giselle. “Resolvemos montar esse seminário para que todos percebam como o que nós desenvolvemos aqui na Secretaria está alinhado com o que ocorre aí fora”, defendeu.

Não deixar ninguém para trás norteia trabalho em todos os ODS’s

A evolução da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, à Agenda 2030, em 2015, foi explicada pela representante do Pnud. No âmbito local, Ieva acredita que o Distrito Federal tem plenas condições de ser uma região desenvolvida.

Para isso, segundo ela, é importante levar em consideração não somente as Regiões Administrativas, mas também a Região Metropolitana, formada pelas cidades da Rede Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride). É a aplicação local de um dos pilares dos esforços: não deixar ninguém para trás.

“A diversificação é econômica é algo que deveria ser trabalhado, assim como a mobilidade, com a conexão entre as RA’s e as cidades do Entorno ao Plano Piloto. Há de se destacar que todas as questões devem ser trabalhadas com a participação da população”, afirmou Ieva.

Nesse contexto, a atuação de forma local é um dos caminhos para garantir maior adesão aos Objetivos, como reforçou Brandão. “O DF tem RA’s muito desiguais, não basta trabalharmos com a média do DF. Temos que ver como está a situação em cada uma”, explicou.

O debate deve envolver as comunidades diretamente relacionadas aos problemas que se pretende resolver, na avaliação do servidor da Casa Civil. “É sempre um desafio. Temos que traduzir essas discussões para questões práticas que atingem o cidadão”, destacou.

As instituições também devem atuar de forma integrada, como lembrou a palestrante do Ministério do Desenvolvimento Regional, Ana Paula Bruno. A Seduh, em especial, tem condições de fazer essa integração. “Uma secretaria como essa que capacidade de ter a visão sistêmica ao internalizar essas discussões”, ressaltou.

Para entender melhor os pontos debatidos no workshop, os três palestrantes deixaram as apresentações públicas e disponíveis para download. Seguem abaixo:

Apresentação ODS para GDF SEDUH – Ieva Lazareviciute

Apresentação ODS e os Planos Diretores – Ana Paula Bruno