Governo do Distrito Federal
10/05/23 às 13h50 - Atualizado em 29/06/23 às 11h23

Plano Diretor: o que é e qual a importância para o futuro do Distrito Federal

 

Saiba como participar do planejamento da cidade que você deseja viver

 

RAQUEL FERNANDES

 

Para a organização de uma cidade e o bem-estar de seus moradores, é importante que seja feito um planejamento territorial, que leve em conta a sustentabilidade, a inclusão social, a oferta de lazer, de transporte, de serviços públicos e moradia digna para toda a população.

 

“E tudo começa com o planejamento da ocupação do território. É preciso identificar o perfil dos moradores, a vocação econômica, e como estimular o desenvolvimento da cidade, com a criação de novos polos de geração de emprego e renda”, afirmou a secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Janaina Vieira.

 

PDOT planeja as cidades para o futuro

Numa cidade planejada você pode escolher se quer morar perto do trabalho, numa área afastada, ou numa zona rural, mas sempre com acesso facilitado a mobilidade e serviços.

 

“Por outro lado, os riscos do crescimento desordenado são inúmeros, entre eles a falta de moradia e saneamento básico, de emprego, além dos impactos ambientais”, reforçou Janaína Vieira.

 

Para fazer esse mapeamento das cidades existe um instrumento chamado Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). No Distrito Federal a lei vigente é de 2009 e está sendo revisada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), em conjunto com representantes de outras áreas do governo e da sociedade civil.

 

A revisão entra agora numa das fases mais importantes do processo, que é ouvir da população do DF qual cidade ela quer para o futuro.

 

Para isso serão realizadas, até o fim deste ano, 53 oficinas participativas, sendo que 35 ocorrerão de forma presencial em cada uma das Regiões Administrativas do DF, outras 18 oficinas acontecerão por segmentos como, por exemplo, quilombolas e população LGBTQIA+.

 

A primeira oficina já tem data marcada e acontecerá no dia 27 de maio, em Vicente Pires. Você pode conferir aqui o calendário dos próximos encontros.

 

Além das oficinas participativas, a Seduh está disponibilizando outros meios para a população enviar sugestões e demandas sobre as cidades do DF. Confira aqui o vídeo com o passo a passo de como participar.

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com