Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/03/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 14h21

RECURSOS — Sedhab libera mais de um milhão para obras de acessibilidade

A Secretaria de Obras (SO) já pode dar início à implantação das obras de acessibilidade em torno dos hospitais Regional de Ceilândia e de Base de Brasília e na Quadra 16 do Riacho Fundo II — destinada às pessoas com deficiência visual — já que nesta segunda-feira (28), foram publicadas três portarias conjuntas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab) repassa para a SO R$1.417.477,96, referentes às obras de acessibilidade. Disponibilizou ainda R$1.377.956,90 para continuidade das obras de reforma e cercamento de recintos de animais no Jardim Zoológico.

Os projetos de acessibilidade elaborados pela Sedhab visa garantir o direito de ir e vir das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Devido ao número de atendimentos nesses hospitais, haverá implantação de acessibilidade e mobilidade na área circundante, que vai desde as paradas de ônibus mais próximas às entradas dos hospitais, sem que haja obstáculos.

Já na QN 16, no Riacho Fundo II, conhecida como Vila dos Cegos, onde foram distribuídos, em 2006, 66 lotes para pessoas com deficiência visual, o projeto prevê a implantação de passeios com percursos até as paradas de ônibus; rotas acessíveis; travessias de pedestres; espaços públicos; qualificação das condições de pavimentação e infraestrutura; recuperação e execução de rampas e travessias; sinalização para pessoas com deficiência, como faixas direcionais; além da implantação de uma praça sensorial.

Com a descentralização dos recursos, a Secretaria de Obras já pode assinar contrato com a empresa vencedora da licitação e em seguida dar início às obras no Riacho Fundo II. Nos hospitais, as obras podem começar imediatamente, já que os contratos com as empresas vencedoras já foram assinados.

Os recursos são do Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF (Fundurb), vinculado à Sedhab, cuja finalidade é captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados para o desenvolvimento urbano, para o desenvolvimento institucional e para preservação do patrimônio urbanístico de Brasília.

Assessoria de Comunicação Sedhab