O Governo do Distrito Federal pretende regularizar até o fim do ano a situação dos clubes. Eles ocupam terras do GDF e quase todos eles já tiveram vencidos os prazos da concessão de uso dos terrenos, alguns há cerca de 20 anos.
Na próxima sexta-feira, será formado um grupo de trabalho composto por representantes da Sedhab, da Terracap e do próprio setor. Esse grupo terá um prazo de 30 dias para fazer um levantamento da situação de cada clube. Em seguida, esse trabalho será remetido ao GDF para que o governo faça uma avaliação.
O Secretário Geraldo Magela já adiantou que os terrenos serão licitados e que os vencedores terão direito a ocupá-los na forma de concessão de uso por 30 anos, prazo renovável pelo mesmo período.
Embora o pagamento em dinheiro não esteja descartado, Magela informou que a intenção do GDF é fazer com que os vencedores da licitação utilizem a chamada Moeda Social. “Nós não queremos ganhar dinheiro com os clubes”, garantiu Magela. Segundo o Secretário, o mais importante é que os clubes desenvolvam atividades de caráter social, voltadas principalmente para famílias carentes, e dessa forma possam ressarcir o governo. De acordo com a Lei Distrital 4968/2012m, os clubes são obrigados a manter projetos de amparo a famílias pobres, desde a criança ao idoso.
Os representantes dos clubes disseram que as agremiações já possuem diversos trabalhos com esse perfil, e que com a aproximação da Copa do Mundo poderão, entre outras atividades, promover cursos de capacitação para o comércio.