Governo do Distrito Federal
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23/11/21 às 16h41 - Atualizado em 25/11/21 às 18h41

Seduh ganha prêmio por melhores práticas em Ouvidoria Pública

 

Pasta venceu com o projeto “Selo Ouvidoria”, que aumentou a resolutividade das demandas

 

LEANDRO CIPRIANO

 

Por melhorar e aprimorar os serviços de Ouvidoria Pública, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) foi premiada, nesta terça-feira (23), durante o 6º Concurso Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, organizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). A pasta foi vencedora na categoria “Ouvidoria como ferramenta de gestão” e levou o troféu pelo projeto “Selo Ouvidoria”.

 

Seduh recebeu o prêmio da Controladoria-Geral do DF

A iniciativa criada pela Ouvidoria da Seduh conseguiu aumentar de 17% para 67% o índice de resolutividade das demandas da sociedade recebidas pelo órgão ao longo de dois anos. Também foi possível reduzir o tempo médio de resposta para apenas três dias, sendo que o prazo estipulado em norma é 20 dias.

 

Os resultados foram possíveis porque o “Selo Ouvidoria” garante a prioridade e celeridade na tramitação das demandas, assegurando o monitoramento do prazo e qualidade da resposta, bem como a responsabilização dos agentes públicos envolvidos na solução/resposta ao cidadão.

 

“Receber esse prêmio tão importante é um momento de muita alegria para toda a Seduh, especialmente para a nossa Ouvidoria. É um reconhecimento dado pela CGDF ao ‘Selo Ouvidoria’, que trouxe resultados importantíssimos à população”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, que recebeu o prêmio pessoalmente.

 

Também presente na cerimônia, o ouvidor da Seduh, Mauro Ribeiro, destacou que a ferramenta foi criada no sentido de garantir maior transparência à população, desde o recebimento da demanda até a qualificação da resposta. “É um trabalho não só da Ouvidoria, mas da Seduh como um time, para trazer mais transparência e controle à sociedade”, ressaltou.

 

Outro reflexo do projeto está na percepção do cidadão quanto aos serviços desse setor na pasta. Houve uma melhora expressiva na participação e controle social, com um aumento de 180% na satisfação do cidadão com a resposta, tornando ações e serviços ofertados pela Seduh mais claros e transparentes para as pessoas.

 

Reconhecimento

 

Durante a entrega dos prêmios, o controlador-geral do DF, Paulo Martins, agradeceu ao trabalho desenvolvido pelos premiados e de todos que participaram do concurso. “Em um contexto de pandemia, vocês usaram a criatividade para ter ideias brilhantes. Não apenas os que foram premiados, mas todos que participaram do concurso”, elogiou Paulo Martins.

 

Das 126 Ouvidorias do Distrito Federal, 17 apresentaram projetos e iniciativas de melhoria e aprimoramentos dos serviços dessa área.

 

Além da Seduh, outros cinco órgãos do DF também foram premiados: a Secretaria de Economia; a Fundação Hemocentro de Brasília; a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal); e a Secretaria de Justiça e Cidadania.

 

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