Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/03/15 às 13h23 - Atualizado em 3/01/19 às 16h18

Segeth e Iphan juntos na gestão do Conjunto Urbanístico de Brasília

Acordo de Cooperação Técnica será assinado no dia 17 de março durante evento no Cine Brasília

Na próxima terça-feira (17), às 19h, no Cine Brasília, o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade e o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Distrito Federal – Iphan/ DF, assinam um Acordo de Cooperação Técnica para realizar a gestão compartilhada do Conjunto Urbanístico de Brasília – CUB. O objetivo é que os órgãos trabalhem de forma integrada com objetivos e prioridades comuns.

Pelo Acordo que será assinado, tanto a Segeth como o Iphan-DF, se propõem a desenvolver projetos, programas e normas de interesse comum à preservação do CUB, além de difundi-lo como patrimônio nacional e cultural da humanidade. O CUB corresponde à área tombada de Brasília, que inclui as Regiões Administrativas do Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal e Candangolândia.

A iniciativa para esse Acordo é resultado da recomendação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco durante a última Missão de Monitoramento realizada em 2012. A Unesco defende que os órgãos locais e federais trabalharem de forma unificada.

Também durante o evento para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, o Iphan vai lançar o livro Projetos de Brasília, do arquiteto e urbanista Jeferson Tavares. O autor levantou todos os projetos elaborados para Brasília, entre 1927 e 1957, inclusive os que participaram do concurso que escolheu a proposta vencedora de Lucio Costa.

Serviço

Assinatura do acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Gestão do Território e Habitação e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Distrito Federal – Iphan/ DF

Quando: 17 de março

Horário: 19h

Onde: Cine Brasília – EQS 106/107 (Asa Sul)