Governo do Distrito Federal
6/06/22 às 12h22 - Atualizado em 7/06/22 às 8h44

Sinal verde para reformar a Quadra 6 do Setor Comercial Sul

 

Portaria da Seduh autoriza andamento do projeto, que prevê novas calçadas, mais áreas de convívio e acessibilidade

 

LEANDRO CIPRIANO

 

A reforma da Quadra 6 do Setor Comercial Sul (SCS) do Plano Piloto, que fica em frente à W3 Sul, foi aprovada pela Portaria n°49, publicada nesta segunda-feira (6) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). O ato administrativo dá sinal verde para o andamento do processo de recuperação daquele local.

 

Projeto vai requalificar toda a quadra 6 do Setor Comercial Sul

A requalificação da quadra prevê a instalação de um novo padrão de calçadas, com elementos de acessibilidade, melhorias de rampas e travessias de pedestres. A proposta reorganiza as vagas de estacionamento e cria áreas de convívio em espaços onde circulam muitas pessoas, como os quiosques e paradas de ônibus.

 

Contempla a instalação de sombreiros metálicos semelhantes aos da Praça do Povo, estabelecendo um elemento de referência e identificação no SCS, além de garantir mais sombra durante o dia e iluminação à noite perto dos pontos de ônibus, favorecendo a permanência das pessoas.

 

A iniciativa ainda prevê canteiros verdes ao longo dos principais percursos de pedestres e a implantação de piso tátil e vagas de bicicleta nos locais de espera.

 

Quadra terá piso tátil e sombreiros metálicos

Outro ponto importante é a inclusão de mais duas paradas de ônibus para atender a demanda da população no local, além da implantação de bancos e lixeiras, permitindo que um número maior de pessoas possa aguardar o transporte coletivo com mais conforto.

 

O projeto foi aprovado em maio pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, destacou que “a ideia é aprimorar ainda mais as intervenções que já estão sendo feitas no Setor Comercial Sul, para garantir mais acessibilidade e as melhorias previstas no Plano Diretor de Ordenamento Territorial [Pdot]”.

 

Próximos passos

 

A partir de agora, o próximo passo será enviar o projeto de requalificação da Quadra 6 para a Secretaria de Obras fazer o orçamento e dar andamento ao processo licitatório.

 

No início deste mês, o Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo na requalificação do setor, com o anúncio da licitação para realizar serviços de recuperação do pavimento e das calçadas na Quadra 4 do SCS, além de implantação de mobiliário urbano, paisagismo e sinalização viária.

 

De acordo com a Secretaria de Obras, também estão em processo licitatório as obras da Quadra 5, que serão licitadas em junho. Já na Quadra 3, as obras serão iniciadas nos próximos dias, conforme a previsão da pasta.

 

Praça do Povo

 

Até o momento, o GDF já entregou no SCS a revitalização da Praça do Povo, um dos pontos mais movimentados do setor. Localizada na Quadra 3, tem uma área de 2,8 mil m² e recebe, diariamente, cerca de 150 mil pessoas. A praça ganhou em outubro do ano passado o redesenho dos espaços internos, com novas calçadas, mobiliário urbano adaptado à prática de skate, além de acessibilidade.

 

Para contribuir com mais segurança no local, foram instalados 30 novos pontos de iluminação pública com 36 luminárias de LED. Foram substituídas 68 luminárias convencionais, que já estavam instaladas, também por modelos de LED.

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com