Seminário quase lotado e palestrantes confirmados
(30/05/2012)
Quem ainda não se inscreveu para participar do Seminário Internacional “Preservação e Desenvolvimento de Sítios Históricos Urbanos”, a ser realizado pela Sedhab de 5 a 8 de junho na Embaixada da Itália, precisa se apressar.
Até ontem, 166 das 200 vagas oferecidas ao público já haviam sido preenchidas no site www.brasiliapatrimoniodahumanidade.df.gov.br. A inscrição é gratuita.
Os palestrantes do seminário já confirmaram presença. São profissionais daqui e do exterior, ligados direta ou indiretamente à preservação dos sítios históricos urbanos. Jurema Machado, coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, será uma das palestrantes. E também estarão no seminário Frederico Mendonça, diretor-geral do Instituto de Patrimônio Artístico Cultural da Bahia; Gabriel Simões Gobbi, secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano de Ouro Preto, em Minas Gerais; Raúl Pastrana, arquiteto urbanista do Docomomo; Sophie Hyafil, arquiteta de Monumentos Históricos de Paris; Edgarda Feletti, arquiteta da Unesco; entre outros.
O objetivo do seminário, que faz parte do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, é conscientizar sobre a importância dos patrimônios históricos e os critérios de conservação e restauro, permitindo reflexões sobre os desafios e as novas políticas de desenvolvimento urbano nos espaços tombados, considerando experiências obtidas no campo internacional e a tendência da arquitetura contemporânea mundial.
Serão discutidos experiências exitosas de renovação urbana de sítios históricos, instrumentos de controle e regulamentação do uso e ocupação do solo em sítios históricos e gestão de sítios históricos urbanos.
Assessoria de Comunicação Sedhab