Foram finalizadas as obras de acessibilidade em torno do Hospital de Base do Plano Piloto.
O projeto, desenvolvido pela Sedhab — Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, visa à implantação de rotas acessíveis no entorno do hospital com trajetos contínuos, livres de qualquer obstáculo e sinalizados, de forma que a pessoa possa circular livremente e de forma segura da parada de ônibus à entrada do hospital, inclusive as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Para tanto, os percursos contém faixas direcionais e de alerta, pontos de travessias elevadas e rampas.
As rotas acessíveis foram definidas a partir dos pontos de parada de transporte público coletivo mais utilizados pela população, localizados ao longo do Eixo W Sul, até locais de atendimento do hospital e entre o hospital e a Rua das Farmácias.
As obras de qualificação com a criação de rota acessível foram financiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), coordenado pela Sedhab, no valor de R$ 640.827,43, e executadas pela Secretaria de Obras.
Acessibilidade — A Sedhab trabalha com o desenho universal em todos os seus projetos. As preocupações com mobilidade urbana e acessibilidade é política já estabelecida nos diversos projetos urbanísticos do governo desenvolvidos pela Secretaria.
É desta preocupação que na pauta dos projetos prioritários de governo estão os projetos de acessibilidade dos equipamentos públicos de saúde, com foco nos hospitais regionais.
![]() |
– | ![]() |
– | ![]() |