Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/07/12 às 18h25 - Atualizado em 3/01/19 às 9h31

ANIVERSÁRIO DE BRASÍLIA

COMPARTILHAR

 Cidade recebe delegação italiana

(20/04/2012 – 14:00)

O conselheiro diplomático Filippo La Rosa e o arquiteto e diretor da Prefeitura de Roma Maurizio Anastasi chegaram a Brasília nesta sexta-feira, 20 de abril, para as comemorações do aniversário da capital da República. A delegação permanece na cidade até o dia 23 de abril, próxima segunda-feira, e a convite da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) participará ativamente de algumas solenidades do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, acompanhará toda a visita, que também faz parte do calendário de festividades do Momento Itália-Brasil em vigor desde outubro do ano passado e com término previsto para junho deste ano.

A delegação italiana firmará com o Governo do Distrito Federal (GDF) um Memorando de Intenções entras as duas capitais mundiais tombadas pela Unesco, Roma e Brasília.

A visita de agora é o primeiro passo do intercâmbio de profissionais especialistas em patrimônio histórico para troca de experiências técnicas na área de preservação que se pretende firmar entre as duas capitais, visando maior proteção à área tombada de Brasília, melhoria da gestão de políticas relacionadas à preservação e valorização do patrimônio tombado e modelos de políticas públicas relacionadas ao tema.

Na programação dos italianos está incluída uma apresentação detalhada pela Sedhab dos 52 anos de história de Brasília, especialmente dos 25 anos que se comemoram agora de inclusão da cidade como Patrimônio da Humanidade. Em contrapartida, Filippo La Rosa e Maurizio Anastasi apresentarão o Sistema de Gestão do Patrimônio de Roma – considerado em todo o mundo um exemplo.

Paralelamente, os italianos participarão de solenidades e eventos relacionados ao aniversário de Brasília, como a inauguração da restauração do Catetinho, às 16h, desta sexta-feira, a inauguração da Torre Digital amanhã, o concerto musical no Teatro Nacional em homenagem a Brasília, também amanhã, e visita à 1ª Bienal do Livro no domingo.

Assessoria de Comunicação Sedhab