Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/07/12 às 20h02 - Atualizado em 3/01/19 às 9h39

COMGEO

COMPARTILHAR

Terracap prepara o cadastro rural do DF

(08/05/2012)

Criada em novembro do ano passado com o objetivo de normalizar, organizar, integrar, disponibilizar e gerir todos os dados informativos produzidos no âmbito do Governo do Distrito Federal (GDF), a Comissão de Gestão de Geoinformações (COMGEO) se reuniu mais uma vez, nesta terça-feira, dia 8 de maio, na sede da Sedhab — Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano da capital da República.

Sob a presidência da subsecretária de Informações Urbanas e Territoriais da Sedhab, Litz Mary Lima Bainy, e contando com as presenças de representantes das secretarias e órgãos públicos do GDF, a reunião desta terça-feira serviu basicamente para que a Terracap, a Companhia Imobiliária de Brasília, apresentasse um levantamento do cadastro rural do Distrito Federal que vem sendo feito há alguns meses.

Coube a Júlio César Reis, da Diretoria Técnica de Fiscalização da Terracap, fazer uma explanação sobre o andamento do cadastro rural do DF. Segundo ele, os trabalhos iniciados no final de 2010 estão em fase avançada. Todo o mapeamento aerofotogramétrico da zona rural, por exemplo, já foi concluído. O cadastro de ocupações já tem 80% dos dados coletados. E os serviços de georreferenciamento e certificação estão em 35%. Quando terminarem essas tarefas, serão realizadas as ações de reserva legal, licenciamento ambiental e projeto de parcelamento rural, o que permitirá o início das Concessões de Direito Real de Uso (CDRU) para os moradores rurais e, consequentemente, a possibilidade de recebimento de créditos para investimentos.

Em todo o Distrito Federal, existem hoje cerca de seis mil propriedades rurais.

Assessoria de Comunicação Sedhab