Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/12/11 às 3h00 - Atualizado em 3/01/19 às 9h28

CONFERÊNCIA DAS CIDADES – Abertura solene será neste sábado (10/12)

A abertura oficial da Conferência Distrital das Cidades — Extraordinária acontece neste sábado (10/12) às 9h com a presença de representantes do Governo do Distrito Federal e dos delegados eleitos durante as etapas locais da conferência. O encontro acontece na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) — SGAS 902, Bloco: C, Av. W5.

A Conferência das Cidades teve início nesta sexta-feira (09/12) com a leitura e aprovação do regulamento e a formação dos grupos de trabalho para apresentação das propostas consolidadas nos fóruns a serem votadas em plenária no sábado no período da tarde. O encerramento do evento está previsto para às 12h do domingo (11/12).

Estiveram presentes na mesa de abertura do primeiro dia o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab), Geraldo Magela; o secretário-adjunto e coordenador executivo da Conferência, Rafael Oliveira; o representante da Secretaria Geral da Presidência da República, Marcelo Pires; o secretário-adjunto da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Cleiton Azevedo; a secretária executiva da Conferência, Izabel Weber; e os subsecretários e chefes de unidade da Sedhab.

“É necessário espírito público para o debate”, afirmou o secretário de Habitação, Geraldo Magela, ao declarar que a conferência tem uma importância muito grande para o futuro de Brasília. “Aqui serão debatidos assuntos primordiais para o desenvolvimento da nossa cidade, como a política habitacional e o sistema de planejamento urbano, com a formação do Conselho de Planejamento Local”, frisou o secretário, destacando o papel preponderante dos delegados.

A participação massiva da população foi ressaltada pelo secretário-adjunto, Rafael Oliveira. “Nós contamos com a participação de 10.374 pessoas durante todo o processo da Conferência. Estes três dias irão coroar o trabalho exitoso que estamos realizando”, pontuou Rafael. Representando a secretaria Geral da Presidência, Marcelo Pires, destacou que “esta conferência vai apontar uma série de ações fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas de desenvolvimento urbano a serem implantadas no DF”. Na ocasião, Marcelo enfatizou a participação da população durante o Governo Lula por meio de conferências sobre os mais diversos assuntos.

Durante o processo da Conferência das Cidades a população foi convidada para o debate sobre os temas que interferem diretamente no dia a dia das cidades. Entre os assuntos que fizeram parte do diálogo estão a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) e o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB); o Sistema de Planejamento Territorial e Urbano (Sisplan), o Plano Distrital de Habitação de Interesse Social (Plandhis), além da discussão em torno da definição das poligonais das cidades.

Credenciamento — Por deliberação do plenário na aprovação do regulamento da Conferência Distrital das Cidades – Extraordinária, o horário de credenciamento dos delegados titulares foi alterado e ocorrerá até às 21 horas desta sexta-feira (09/12). Já os delegados suplentes deverão se credenciar de 8h às 12h deste sábado (10/12).

Assessoria de Comunicação Sedhab