Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/10/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 15h17

CONFERÊNCIA DISTRITAL DAS CIDADES — SIA realiza conferência local nesta sexta-feira (06/10)

COMPARTILHAR

A Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) realiza nesta sexta-feira (07/10) a conferência local da Conferência Distrital das Cidades Extraordinária. A reunião vai das 8h às 12h, no Auditório da Senatec, Área Especial nº 10 do STRC, ao lado do Sindibráz.

Com o lema “Vamos pensar juntos a sua cidade”, o objetivo da Conferência é abrir espaço de participação da sociedade na formulação das políticas públicas governamentais, que interferem no traçado e na vida da Cidade como um todo, por meio de um debate franco e aberto em que os consensos e divergências serão debatidos de forma democrática.

“A coordenação da Conferência é de responsabilidade da Sedhab, mas este é um assunto de todo o governo. Esta é uma ação que o governo promove junto com a sociedade. Nós estamos diante de um grande desafio, que é a elaboração de um sistema de planejamento unificado e eficaz”, afirma o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela.

Entre os assuntos que serão discutidos está a Lei de Uso e Ocupação do Solo — LUOS. Por meio da regulamentação desta lei, serão definidos os locais em que poderão ser construídos, por exemplo, as moradias, o comércio local, as igrejas e as escolas nas cidades. O distanciamento entre as construções e o dimensionamento das calçadas também serão debatidos dentro do Código de Edificações — assunto que também estará em pauta no âmbito das reuniões.

Conferências Locais

Serão realizadas 33 conferências locais: uma em cada cidade do Distrito Federal. Por suas características socioeconômicas serão realizadas duas conferências em Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. Antes das conferências locais, as Administrações Regionais poderão realizar reuniões preparatórias, tantas quantas julgarem necessárias.

Para representar a população nas etapas seguintes, serão escolhidos delegados nas conferências locais. A escolha dos delegados respeitará a proporcionalidade definida pelo Ministério das Cidades, conforme disposto no Art. 17 da Resolução nº 10/2009, que aprovou o Regimento da 4ª Conferência Nacional.

Após as etapas nas cidades, serão realizados sete fóruns: um em cada Unidade de Planejamento Territorial (UPT). Sendo concluída com a Conferência Distrital das Cidades Extraordinária, prevista para dezembro.

Como resultado da conferência espera-se encontrar soluções legitimadas pela contribuição da população para os problemas que dificultam a implementação de diversas políticas públicas governamentais que afetam a vida de nossa cidade, o que garante maior responsabilidade social na implantação das ações governamentais que beneficiarão a população elaboradas e implementadas em conjunto.

Neste fim de semana, as reuniões acontecem em:

III – CENTRAL ADJACENTE II RA VIII – Núcleo Bandeirante  Auditório da Paróquia São Bosco – Praça Padre Roque – 3ª Avenida   08/10/2011 Das 8h às 18h
RA X – Guará  Auditório da Administração Regional – Área Especial do CAVE 08/10/2011 Das 8h às 18h
RA XVII – Riacho Fundo Auditório da Administração Regional – Área Central 03, Lote 06 08/10/2011 Das 8h às 18h
RA XX – Águas Claras  Auditório da Escola La Salle – Quadra 301 – Área Especial, S/N 08/10/2011 Das 8h às 18h
RA XXIV – SCIA Centro Comunitário – CREAS – Área Central 08/10/2011 Das 8h às 18h

 

Assessoria de Comunicação Sedhab