29/10/21 às 8h30 - Atualizado em 5/11/21 às 14h52

Conplan aprova criação de lotes para mais de mil pessoas no Recanto das Emas

Residencial Tamanduá receberá 183 famílias de baixa renda

LEANDRO CIPRIANO

O parcelamento do solo das quadras 7 e 8 do Residencial Tamanduá, no Recanto das Emas, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Planejamento Territorial Urbano do Distrito Federal (Conplan), em reunião virtual nesta quinta-feira (28). A iniciativa prevê a construção de 328 unidades habitacionais no local para uma população estimada de 1.081 habitantes.

O objetivo é atender 183 famílias em situação de vulnerabilidade social, que há mais de 10 anos esperam pela oportunidade de uma moradia regularizada.

São 9,54 hectares no Residencial Tamanduá, que receberá 328 unidades habitacionais

A área do Residencial Tamanduá pertence à Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) e será destinada à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Ao todo, são 9,54 hectares, o equivalente a mais de nove campos de futebol.

O local será destinado à realocação de moradores da ocupação denominada Favelinha, que fica na quadra 409 do Recanto das Emas, mas atualmente carece de infraestrutura. A região passou por um incêndio em 2019, que destruiu várias moradias.

A líder comunitária Maria de Fátima dos Santos, também conhecida como Bia, participou da reunião virtual e lembrou as dificuldades enfrentadas pela comunidade da Favelinha. Para ela, a aprovação do Conplan é um momento importante para as famílias da região.

“Estou muito feliz pela votação e agradeço a todos. Sei que vocês vão trabalhar muito para esse processo ser finalizado e as famílias finalmente pisarem em solo seguro”, disse Bia, emocionada.

A iniciativa passou no Conplan com 32 votos favoráveis e nenhum contrário. O resultado positivo foi comemorado pela conselheira Ruth Stéfane Costa, relatora do projeto no colegiado e representante da Prefeitura Comunitária dos Moradores da Colônia Agrícola Sucupira (Precomor).

Para a relatora, o momento representa a chance de melhores condições de vida para as mais de 180 famílias. “Há muitos anos eles procuram por uma moradia digna. São famílias muito sofridas e de baixa renda, que precisam de um olhar especial do Poder Público. Agora, com essa aprovação, elas poderão pisar no local onde vão morar”, garantiu Ruth Stéfane.

Também presente na votação, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, ressaltou que a aprovação contribui para a melhoria de vida dos moradores e traz nova esperança a eles. “E podem ter certeza que estaremos todos trabalhando firme nas próximas etapas desse processo”, garantiu Mateus Oliveira.

Codhab

Responsável pelo projeto de parcelamento, a Codhab fará todo o cadastramento e habilitação das famílias que serão contempladas para morar no Residencial Tamanduá.

“Todos os compromissos feitos com eles nos governos anteriores não foram cumpridos. Diferente do passado, nós conseguimos fazer o oposto. Outros prometeram, mas somos nós que estamos cumprindo e isso nos dá muito orgulho”, afirmou o presidente da Codhab, Wellington Luiz.

Próximos passos

Depois do Conplan, haverá o alinhamento final do projeto com a Codhab, para posterior envio ao gabinete do governador Ibaneis Rocha, que assinará um decreto para aprovar o parcelamento do solo.

Assim que publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Codhab ficará encarregada de dar prosseguimento ao trâmite.

Acompanhe a Seduh nas redes sociais