26/10/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 15h19

CRECI — Secretário de Habitação fala sobre a nova política habitacional e diretrizes do governo

O secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, se reuniu, nesta quarta-feira (26/10), com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci – 8ª Região/DF) e a Associação dos Corretores de Imóveis do DF.

Em pauta solicitação para inclusão dos corretores de imóveis na nova política habitacional do DF, disponibilização de área para clube, utilização de um espaço da Terracap para garagem e parceria para realização de cursos.

Outra questão apresentada pelo presidente do Creci, Hermes Rodrigues de Alcântara Filho, foi em relação à agilidade na aprovação de projetos pelas Administrações Regionais, que ele considera de extrema importância para o setor.

Já o presidente da Associação, Francisco Carlos, solicitou participação dos corretores no governo. “Também queremos discutir a nossa cidade. É necessário e justo que façamos parte do governo”.

“Este é o início de uma parceria. Que possamos dialogar sempre na busca de soluções para o setor e para todo o Distrito Federal. Queremos trabalhar unidos sempre dentro de legalidade e da transparência”, disse o secretário Geraldo Magela, que explicou ao Conselho que a nova política habitacional visa ao provimento de solução habitacional completa com infraestrutura e equipamentos públicos com financiamento das unidades, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Desta forma, os beneficiados receberão uma casa ou apartamento e pagarão prestações estabelecidas de acordo com a renda familiar.

Poderão participar famílias com renda bruta de até 12 salários mínimos, inscritas no Cadastro Único da Codhab ou em entidades — cooperativas habitacionais, associações, além de entidades que tenham no Estatuto a provisão habitacional como uma de suas metas.

Sobre área de lazer, o secretário esclareceu que não é possível direcionar um terreno a não ser, por meio de licitação. Mas que parcerias com clubes poderiam ser consideradas pelo Conselho. “Podemos abrir um diálogo com o Sindicato dos Clubes”, sugeriu Magela.

Em relação à garagem, o secretário disse que vai analisar a situação, junto à Terracap, antes de tomar qualquer decisão.

O secretário Geraldo Magela aproveitou a oportunidade para convidar os corretores a participarem da Conferência Distrital das Cidades – Extraordinária, já que nesse processo estão sendo discutidas leis e normas que interferem no setor, por exemplo: a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) e o Código de Edificações.