Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/12 às 19h31 - Atualizado em 3/01/19 às 9h44

DADOS GEOESPACIAIS

COMPARTILHAR

Experiência nacional é compartilhada com técnicos da Sedhab

(14/06/2012)

Nesta quinta-feira (14/06), o corpo técnico da Sedhab foi convidado a participar da palestra sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), ministrada pelo assessor da Diretoria de Geociências do IBGE, João Bosco de Azevedo.

“É muito gratificante apresentar este trabalho, principalmente neste momento propício”, pontuou Bosco, referindo-se a Rio +20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Na ocasião, o assessor do IBGE afirmou que o Brasil passou a dar importância aos dados geoespaciais a partir da Eco-92 e desde esta época o acúmulo deste tipo de informações vem crescendo a cada dia.

“O nosso objetivo é compartilhar as informações que facilitarão a tomada de decisão por parte dos órgãos responsáveis”, reforçou Bosco, esclarecendo que “para tanto é necessário a padronização e acessibilidade dos dados”.

A subsecretária de Gestão de Informações Territoriais e Urbanas Litz Bainy, afirmou que “o DF já tem muitos dados produzidos. Agora estamos na fase de padronização e integração destes dados, por isso é importante esta troca de experiências”.

Encontra-se sob a coordenação da Sedhab o Comitê Gestor de Geoinformações do Distrito Federal (Comgeo), que tem por objetivo definir e monitorar as atividades relacionadas aos processos de integração e gestão das informações georreferenciadas do Governo do Distrito Federal. As informações já começam a ser disponibilizadas no Sistema de Informação Territorial e Urbana do DF (Siturb), inicialmente somente para os funcionários do Governo do Distrito Federal. Mas o objetivo é que toda a população do DF possa ter acesso aos dados gerais.

Siturb — Disponibilizará dados geográficos do Distrito Federal, com a finalidade de subsidiar atividades de planejamento, execução, avaliação e tomada de decisões governamentais associadas à gestão do território.

O sistema vai disseminar, de forma rápida e interativa, a visualização, consulta e a construção de mapas temáticos, a partir de um banco de dados georreferenciados. O programa disponibilizará ainda documentos multimídias associados, como textos, fotos, áudios e vídeos.

INDE — Nasce com o propósito de catalogar, integrar e harmonizar dados geoespaciais existentes nas instituições do governo brasileiro, produtoras e mantenedoras desse tipo de dado, de maneira que possam ser facilmente localizados, explorados e acessados para os mais diversos usos, por qualquer pessoa que tenha acesso à Internet. Os dados geoespaciais serão catalogados através dos seus respectivos metadados, publicados pelos produtores/mantenedores desses dados.

Para mais informações, acesse o site: http://www.inde.gov.br/.

Assessoria de Comunicação Sedhab

Leia também...