Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/12 às 12h37 - Atualizado em 3/01/19 às 9h47

DIA DO PATRIMÔNIO

COMPARTILHAR

Secretário Magela participa de sessão solene

(20/08/2012 – 11:57)

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, o secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, participou da sessão solene, realizada, na sexta-feira (17), pela Câmara Legislativa do DF, no Teatro Nacional.

“O ato singelo que se realiza aqui hoje tem um sentido muito importante”, disse a deputada Arlete Sampaio, que destacou em seu discurso o significado do dia 17 de agosto — data em que nasceu Rodrigo Mello Franco de Andrade, o historiador e jornalista que foi um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) — e disse que todos devem estar engajados em debates e ações referentes à valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural.

Para tanto, a deputada anunciou que está encaminhando um projeto de lei em que inclui o dia 17 de agosto no calendário escolar e institui entre os dias 7 e 11 de dezembro a Jornada do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Natural e Paisagístico do Distrito. Além disso, Arlete disse que é preciso constituir um instituto específico para lutar pelo patrimônio histórico de Brasília.

Em seu discurso, o secretário Magela lembrou que “a criação de um novo instituto é um dos temas do PPCUB (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília), em fase de finalização pela Secretaria. E este assunto será o mais debatido: o que vamos criar pra fiscalizar, gerir e controlar o tombamento da nossa cidade?. E este é um grande desafio: ter uma política de tombamento e preservação do nosso patrimônio, garantindo qualidade de vida e um desenvolvimento sustentável”, disse.

“Além disso, instituímos o ano de 2012 como o Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. Precisamos fazer com que a população saiba o que significa este título. Significa cultura, turismo, geração de renda. E ao estarmos aqui hoje, estamos aceitando o desafio de mostrar à população o que significa este título para o país”, acrescentou Magela.

Para demostrar a diversidade cultural da capital do país, a sessão especial contou com a apresentação da dupla sertaneja Kleuton e Karen — premiados como melhor dupla regional caipira; da dupla caipira Diego e Gustavo; e da orquestra sinfônica do Teatro Nacional, que tocou o Hino Nacional.

De iniciativa da deputada Arlete Sampaio, e apoio da Mesa Diretora, o evento contou com a participação do secretário de Cultura, Hamilton Pereira; do secretário de Turismo, Luis Otávio Neves; do representante do Ministério da Cultura e Diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Rosenthal Schlee; do vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Jarbas Silva Marques; e da deputada federal Érika Kokay.

Ano de Valorização — O compromisso do Governo com a preservação de Brasília está marcado pelas ações que vem adotando em todas as áreas da administração pública, especialmente quando tornou o ano de 2012 o Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A ideia é envolver todo o Distrito Federal nesta ação, de forma a discutir e defender a preservação desse patrimônio cultural que é Brasília. O reconhecimento e a preservação da cultura em todos os seus aspectos, inclusive do espaço urbano, é um traço que identifica e, ao mesmo tempo, une nações em direção a um mesmo fim — o bem estar das gerações futuras.

Assessoria de comunicação Sedhab