17/08/12 às 12h40 - Atualizado em 3/01/19 às 9h47

DIA DO PATRIMÔNIO – Sessão Solene marca comemoração

(16/08/2012 – 16:30)

Nesta sexta-feira, 17, celebra-se o Dia do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Em comemoração a data, a Secretaria de Cultura e a Câmara Legislativa realizam em parceria sessão solene a partir das 18h30 na sala Alberto Nepomuceno – Teatro Nacional Claudio Santoro.

Para participar da cerimônia a presença deve ser confirmada por meio do telefone 3348-8080. Solicita-se o uso de traje passeio completo.

Ano de Valorização

O compromisso do Governo com a preservação de Brasília está marcado pelas ações que vem adotando em todas as áreas da administração pública, especialmente quando tornou o ano de 2012 o Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A ideia é envolver todo o Distrito Federal nesta ação, de forma a discutir e defender a preservação desse patrimônio cultural que é Brasília. O reconhecimento e a preservação da cultura em todos os seus aspectos, inclusive do espaço urbano, é um traço que identifica e, ao mesmo tempo, une nações em direção a um mesmo fim — o bem estar das gerações futuras.

Além disso, com a responsabilidade de sediar importantes eventos internacionais como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e parte dos jogos das Olímpiadas, nossa cidade deve ser preparada para receber milhares de visitantes e tornar, a partir de então, um dos principais destinos turísticos do país. Para isso, já estão sendo preparados planos de trabalho que vão valorizar ainda mais o título que Brasília possui. A revitalização da W3 Sul, a revitalização dos Setores Hoteleiros, a construção da Esplanada dos Museus, a implantação e revitalização de jardins e outras intervenções de qualificação no canteiro central do Eixo Monumental, para citar apenas algumas ações, estão dentro dos programas que serão implantados já a partir deste ano.

PPCUB

Neste sentido, encontra-se em andamento na Sedhab, já em fase final de elaboração, o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). Trata-se de uma lei que deverá orientar a população e o poder público com diretrizes de uso e ocupação do solo, instituindo ações para o resguardo dos princípios fundamentais do plano urbanístico de Brasília, cuja poligonal tombada compreende as regiões administrativas Plano Piloto, Candangolândia, Cruzeiro e Sudoeste/Áreas Octogonais.

Em relação aos apontamentos feitos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Governo do Distrito Federal se comprometeu a remeter ao organismo internacional esclarecimentos sobre todas as ações desenvolvidas pelo governo no sentido de preservar a Capital. Isso será feito por meio de encaminhamento de relatório em fevereiro de 2013.

A proposta do PPCUB foi submetida a três audiências. A legislação estabelece a exigência de apenas uma audiência pública, e, neste caso, foram realizadas três audiências públicas oficiais, com ampla participação popular. Além destas audiências, foram realizadas centenas de outras reuniões com a participação da população. Este foi o processo mais transparente e mais democrático, para a elaboração de uma lei, já realizado em toda a história do Distrito Federal.

A expectativa é de que seja remetido para a aprovação da Câmara Legislativa ainda este mês.

O Governo do Distrito Federal comemora o dia do Patrimônio Histórico com a garantia conferida pela Unesco de que Brasília permanece como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Assessoria de comunicação Sedhab