Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/07/12 às 19h02 - Atualizado em 3/01/19 às 9h43

FUNDURB

Na pauta: liberação de verba para restauro de símbolo da arquitetura religiosa do DF

(26/06/2012)

Nesta quarta-feira, 27, os conselheiros do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb) se reúnem no edifício-sede da Sedhab às 9h para deliberarem entre outros assuntos sobre o repasse de verba do fundo para a recuperação e valorização do conjunto arquitetônico e urbanístico da Paróquia de São Sebastião — o mais importante ícone remanescente da arquitetura religiosa originária localizada no Distrito Federal.

A igreja, localizada na cidade de Planaltina, foi construída em 1890 e reformada em 1911. Considerado o seu caráter histórico, a paróquia foi tombada pelo Governo do Distrito Federal como integrante do seu patrimônio histórico e artístico, segundo consta no Decreto nº 6.940 de 19 de agosto de 1982.

A verba a ser repassada para o restauro da paróquia, estimada em aproximadamente R$500 mil, está de acordo com os objetivos do Fundurb, que tem por finalidade, entre outras, captar e aplicar os seus recursos para a proteção de áreas de interesse histórico, cultural e paisagístico.

FUNDURB — é um fundo de natureza contábil, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação – Sedhab, cuja finalidade é captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados para o desenvolvimento urbano, para o desenvolvimento institucional e para preservação do patrimônio existente na área de tombamento de Brasília, em face do seu reconhecimento como Patrimônio Cultural da Humanidade. Tais recursos são liberados de acordo com as áreas de aplicação do Fundo, definidas no Art. 1º da Lei Complementar Nº 800, de 27.01.2009 e no Capítulo III do Anexo I do Decreto Nº 30.765/2009, que aprovou o Regulamento de Operação do Fundurb.

Assessoria de Comunicação Sedhab