Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/04/13 às 14h41 - Atualizado em 3/01/19 às 11h45

FUNDURB — Aprovada a revitalização do Complexo de Lazer de Brazlândia e a urbanização do Trecho Comercial do Jardim Botânico

O Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb) aprovou nesta sexta-feira, 05 de abril, quatro milhões de reais para execução das obras de revitalização do Complexo de Lazer de Brazlândia — Balneário Veredinhas e três milhões reais para implementação da urbanização e paisagismo na Etapa I do Trecho Comercial do Setor Habitacional Jardim Botânico.

O Parque Ecológico Veredinhas foi criado em agosto de 1992, no intuito de preservar a Área de Preservação Permanente do Córrego Verdinhas e suas nascentes, onde está inserido o Balneário. Com a função de abrigar atividades esportivas e de lazer, hoje o Complexo de Lazer encontra-se abandonado.

A revitalização tem por objetivo requalificar os espaços urbanos, proporcionar espaços de convívio, promover a recuperação ambiental do lago e do Parque Verdinhas; proporcionar áreas destinadas às atividades culturais típicas da região e a promoção da educação ambiental; estimulando o turismo ecológico sustentável, o uso cultural e de lazer.

Desta forma, o projeto prevê a preservação da vegetação; recuperação e construção de calçadas para caminhada; reforma da piscina e das quadras poliesportivas; replantio do gramado e instalação dos postes de iluminação; implantação de circuito inteligente para a terceira idade; reforma das pontes que cruzam o canal d’água; entre outros.

A revitalização é importante para o resgate da promoção e convívio social, além disso está inserida nas recomendações do Plano de Manejo do Parque Verdinhas.

Outro projeto importante com recursos aprovados para execução de obras de urbanização e paisagismo da Etapa I do Trecho Comercial do Setor Habitacional Jardim Botânico, que prevê a implementação de estacionamento qualificado com ampliação do número de vagas, atendendo principalmente ao comércio local; construção de calçadas; uma pequena praça; instalação de faixa elevada de pedestre no nível da calçada; qualificação da paisagem urbana e a reestruturação viária, na via marginal à DF001, eliminando o número excessivo de quebra-molas, que serão substituídos por rampas elevadas de pedestres.

Com os recursos aprovados, pode-se dar início aos procedimentos para licitação e contratação da empresa para execução das obras.

FUNDURB — É um fundo de natureza contábil, vinculado à Secretaria de Estado Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano – Sedhab, cuja finalidade é captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados para o desenvolvimento urbano e institucional no DF e para preservação do patrimônio existente na área de tombamento de Brasília.