Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/08/11 às 3h00 - Atualizado em 2/01/19 às 15h20

FUNDURB — Conselheiros liberam recursos para obras do Orçamento Participativo

Em reunião extraordinária do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb) realizada nesta quarta-feira (17/07) no edifício sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhab), deliberou-se pela aprovação de previsão orçamentária de R$ 4.500.000,00 a ser destinada, em 2012, do fundo às obras definidas como prioritárias pelo conselho do Orçamento Participativo 2011.

A decisão do conselho do Fundurb foi elogiada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Geraldo Magela, que na ocasião afirmou a importância do orçamento participativo na construção de uma sociedade democrática. “O orçamento participativo representa a maior instância de participação da sociedade nas decisões de governo, por isso, faremos o necessário para que as obras saiam do papel e tornem-se realidade”. Pontuou o secretário.

Outros quatro processos foram aprovados pelos conselheiros do Fundurb: contratação de serviços gráficos para a publicação da cartilha de acessibilidade; programa de capacitação e treinamento de servidores lotados na Sedhab; acordo de cooperação técnica entre a Sedhab e o IAB visando a realização de concurso público e a contratação de consultoria para elaboração do Plandhis.

Orçamento participativo

Constitui-se no mais importante espaço de participação popular. É um mecanismo governamental que permite aos cidadãos participarem de forma ativa nas decisões sobre os orçamentos públicos, por meio de Plenárias de Base, Fóruns de Delegados para a escolha de prioridades e um Conselho para a relação direta com o governo. No Orçamento Participativo forma-se um processo de empoderamento do participante nos destinos do orçamento público.

Assessoria de Comunicação Sedhab