Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/07/12 às 12h40 - Atualizado em 3/01/19 às 9h37

HABITAÇÃO

Secretário Magela recebe o prêmio Selo Mérito 2012

(17/05/2012)

O secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano Geraldo Magela recebeu nesta quarta-feira, 16 de maio, o prêmio Selo de Mérito 2011/2012 na categoria Modernização Institucional no 59º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social.

A Codhab — Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal, vinculada à Sedhab, recebeu o prêmio como reconhecimento pelo novo modelo de atendimento ao público no processo de seleção da demanda habitacional, adotado pelo atual governo, visando à agilidade e transparência no atendimento ao público, nos processos de cadastramento e habilitação aos programas habitacionais do DF, bem como na divulgação das informações.

De acordo com o secretário de Estado de Habitação e das Cidades e presidente do Fórum Nacional de Secretários da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Carlos Marun, “foram premiados projetos que mereceram a honraria por serem dignos e servirem de referência para todos que trabalham na área de habitação. Além de ser um reconhecimento ao trabalho realizado”, disse.

“Temos muitos desafios pela frente. Mas, ao mesmo tempo, um balanço positivo com a implementação de um programa que está mudando a cara do nosso país. O objetivo deste fórum é contribuir para a elaboração e implementação das políticas públicas na área de habitação, permitindo com a troca de experiências aprimoramentos nos projetos. É um momento de reforçar a nossa parceria e que possamos avançar sendo um exemplo para outros países. E o nosso programa já tem sido uma experiência de sucesso”, afirmou o ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro.

A secretária Nacional de Habitação Inês Magalhães destacou que “todos devem continuar pensando nos desafios para implementação de uma política habitacional sustentável. Não basta entregar a chave da casa. Precisamos incorporar outros componentes para mudar a vidas dessas pessoas que tanto precisam”.

Para o secretário Geraldo Magela “este é o momento de cumprimentar todos os agentes que trabalham para o avanço e a execução da política habitacional. Hoje temos um programa audacioso que tem que ser executado com coragem e competência. É o que tem feito a nossa presidenta. Esta premiação será referência para o mundo todo. Mas temos que sair daqui com a convicção de que temos que avançar ainda mais para a realização de um sonho; um direito: a moradia”.

Entre as autoridades presentes na solenidade de abertura estavam: o vice-presidente de governo da Caixa Econômica, José Urbano Duarte; os deputados Eduardo Alves e Mauro Mariani; o diretor de empréstimos e financiamentos do Banco do Brasil, Gueitiro Matsuo Genso, a prefeita de Contagem – representando todos os prefeitos, Marília Campos; o presidente da Associação Brasileira de Cohabs e Órgãos Assemelhados (ABC) Mounir Chaowiche; o senador Luis Henrique da Silveira entre outros.

NOVO MODELO DE GESTÃO

No dia 11 de julho de 2011, a Sedhab e a Codhab lançaram o Novo Cadastro da Habitação — uma ferramenta inovadora de seleção de demanda. Disponível na internet, por meio do site http://www.morarbem.df.gov.br/, a plataforma permitiu o cadastramento ou o recadastramento dos interessados em participar dos programas habitacionais de interesse social do Governo do Distrito Federal (GDF).

Hoje, o interessado nos programas do governo, realiza a inscrição ou recadastramento pela internet, podendo acompanhar a sua pontuação e classificação de forma totalmente transparente e sem precisar comparecer à Codhab. Desta forma, o cidadão comparece ao Núcleo de Atendimento uma única vez, quando for comprovar os dados cadastrais informados.

Para garantir este melhor atendimento ao público, os processos internos foram automatizados, houve capacitação para a equipe de analistas e uma readequação física no Núcleo de Atendimento, além da descentralização dos pontos de atendimento, garantindo um atendimento mais rápido e sem filas.

Abaixo os projetos vencedores do Selo de Mérito 2012:

GORIA PROJETO INSTITUIÇÃO
Grande Impacto Regional Vila Nova Chocolatão DEMHAB POA RS
Grande Impacto Regional Programa da Reconstrução SEINFRA AL
Inovação Tecnológica Casa Modular COHAB SC
Modernização Institucional Seleção e Habilitação da Demanda Habitacional CODHAB DF
Ambiental e Socialmente Sustentável Residencial Real Conquista AGEHAB GO
Ambiental e Socialmente Sustentável Plano Municipal de Redução de Riscos PM São Bernardo do Campo SP
Regularização Fundiária ou Imobiliária Urbanização e Construção na Vila do Majucá PM Macapá AP
Regularização Fundiária ou Imobiliária Regularização Fundiária Plena de Nova Contagem PM Contagem MG
Relevância Nacional Desastres Naturais: Uma Experiência Replicável CEHAB PE
Relevância Nacional Requalificação urbana e ambiental da Bacia do Cobre SEDUR BA
Relevância Nacional Banco de Terras do RS SEHABS RS

Assessoria de Comunicação Sedhab