Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/07/12 às 17h29 - Atualizado em 3/01/19 às 9h35

HABITAÇÃO

COMPARTILHAR

Chineses conhecem o Jardins Mangueiral

(24/05/2012)

Na última quarta-feira, dia 23 de maio, uma delegação de 16 chineses foi conhecer o Jardins Mangueiral – o maior empreendimento habitacional do Distrito Federal, que está sendo erguido ao longo da DF-463, em São Sebastião.

Fruto da primeira Parceria Público-Privada (PPP) habitacional do país, o Jardins Mangueiral ocupa uma área de 200 hectares, tem 15 quadras condominiais e quando estiver concluído vai oferecer oito mil unidades.

A ida da delegação chinesa ao Jardins Mangueiral precede a visita que o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, fará ao Brasil de 26 a 28 de junho. O premier chinês também vai ver de perto o empreendimento e até pretende conhecer uma das famílias que já mora no local.

Na visita de ontem, os chineses foram recebidos por técnicos da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), por engenheiros do consórcio das seis empresas que estão construindo o Jardins Mangueiral, por representantes dos ministérios das Cidades e das Relações Exteriores e também por assessores de segurança e de relações internacionais do governador Agnelo Queiroz.

Eles receberam todas as informações técnicas sobre o empreendimento, conheceram algumas unidades já concluídas e habitadas e visitaram três famílias que já moram por lá para escolher uma a ser visitada no próximo mês pelo premier da China.

Além disso, a delegação também ouviu um detalhado depoimento de técnicos da Secretaria Nacional de Habitação sobre o programa Minha Casa, Minha Vida – que já contratou mais de um milhão de novas unidades habitacionais por todo o país e até 2014 pretende construir cerca de dois milhões de casas e apartamentos populares.

A delegação chinesa era formada por Li Ruintian (diretor-geral do Departamento Central de Segurança), Zhang Yanling (chefe de Cerimonial do Ministério das Relações Exteriores), Wang Xuguang (sub-chefe do Departamento de Imprensa), Wang Wenfei (sub-chefe do Departamento Central de Segurança), Sun Qing (secretária do cerimonial do Ministério das Relações Exteriores), Liu Tao (adido civil do Ministério das Relações Exteriores), Kang Rong (oficial do Departamento Central de Segurança), Zhu Qingqiao (ministro-conselheiro), Wang Xiaojun (adido militar), Gong Tao (conselheiro político), Li Xiaoyu (conselheiro de imprensa), Tian Min (conselheira), Xu Zhida (chefe da seção política), Li Feng (segundo-secretário da Embaixada da China no Brasil) e Wang Xuan (adido civil).

Assessoria de Comunicação Sedhab