24/11/11 às 3h00 - Atualizado em 3/01/19 às 9h27

Inauguração — Magela participa da inauguração do Hospital da Criança

No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil, o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Abrace – Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadora de Câncer e Hemopatias inauguraram o Hospital da Criança de Brasília José Alencar.

Na solenidade estavam presentes: o governador Agnelo Queiroz, a primeira-dama Ilza Queiroz; a mãe do governador Dona Laíde; a madrinha da Abrace, Marisa Campos Gomes de Alencar; o Ministro da Saúde Alexandre Padilha; o secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa; os deputados distritais Wasny de Roure e Olair Francisco; os deputados federais Geraldo Magela e Érika Kokay; o superintendente do Instituto Ronald McDonald; entre outras autoridades.

A presidente da Abrace Ilda Peliz fez um agradecimento especial a todos os amigos e parceiros da Associação, que possibilitaram a construção do Hospital da Criança que vai tratar das especialidades pediátricas de média e alta complexidade. “Este centro com tecnologia complexa e profissionais especializados mostra o poder transformador da solidariedade. Juntos construímos este hospital, garantindo o resgate da saúde de nossas crianças”, disse.

O governador Agnelo Queiroz agradeceu a força e o empenho do Ministério da Saúde; o carinho da presidenta Dilma Rousseff, além de destacar a importância dos parceiros, que contribuíram para a construção do Hospital.

“Hoje é o dia mais importante do meu governo. É a realização de um sonho. Sonho de dar atenção e oferecer um sistema com atendimento público gratuito, digno, de qualidade e humanizado às nossas crianças”, disse o governador, que acrescentou que a unidade será mais um centro de referência em saúde no Distrito Federal.

Na ocasião, o governador lembrou que os deputados federais da bancada do Distrito Federal — da qual faz parte o secretário Geraldo Magela — apresentou uma emenda, que destina 50 milhões de reais para a Abrace. Se aprovada nesta quinta-feira (23/11), os recursos vão possibilitar a construção do segundo bloco do Hospital da Criança.

O secretário Geraldo Magela reassumiu seu mandato de deputado federal nesta terça-feira (22/11) para apresentar emendas ao Orçamento do Governo Federal. Ele retornará aos trabalhos da Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) na próxima sexta-feira (25/11).

Em 2009, quando relator Geral do Orçamento Geral da União, Magela conseguiu aprovar uma emenda no valor de oito milhões de reais para a Abrace para compra de equipamentos, bem como articulou junto ao Ministério da Saúde a liberação dos recursos.

Hospital da Criança de Brasília José Alencar — O novo centro médico é fruto de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal e a Abrace – Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadora de Câncer e Hemopatias.

Num total de 21 mil metros quadrados de área construída, o Hospital possui estrutura hospitalar moderna, ampla e adequada para prestar assistência integral e humanizada nas diversas especialidades da pediatria.

O primeiro bloco entregue nesta quarta-feira, 23/11, tem sete mil metros quadrados e vai abrigar todo o atendimento ambulatorial.

Assessoria de Comunicação Sedhab