27/10/23 às 18h17 - Atualizado em 31/10/23 às 9h49

Infância, juventude e idosos serão tema de oficina do Plano Diretor

Evento será no dia 7 de novembro, às 19h, no auditório da Seduh

Gabriel Meireles, estágio com supervisão de Carmem de Lavor

A busca por uma cidade mais acolhedora e segura para crianças, jovens e idosos será o foco da 43ª oficina participativa para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) convida toda a população a participar dessa discussão que impacta diretamente no futuro do Distrito Federal.

O evento será no dia 7 de novembro, terça-feira, às 19h, no auditório da sede da Seduh, localizada no Edifício Number One, no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar.

Infância, juventude e idosos serão o foco da oficina

As sugestões apresentadas durante o encontro serão levadas em consideração na elaboração do novo texto do PDOT, que é a legislação que orienta o desenvolvimento territorial do Distrito Federal e requer revisão a cada 10 anos.

O coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco, destaca a importância de direcionar uma atenção especial dos órgãos públicos para os segmentos em debate. Ele enfatiza que uma cidade segura para crianças, jovens e idosos é uma cidade segura para todos.

“Pelo PDOT, podemos promover a construção de uma cidade segura e confortável para esses grupos, por meio de equipamentos comunitários, espaços de lazer e melhorias nos sistemas de transporte. O Plano Diretor fornece diretrizes que visam aprimorar a qualidade de vida desses cidadãos”, informa Pacheco.

Voltada ao acolhimento de crianças de 0 a 10 anos em situação de risco, a organização não governamental (ONG) Instituto do Carinho é uma das instituições no Distrito Federal que apoiam o debate.

“Acredito que é fundamental ajustar a legislação para permitir a ampliação das ações sociais e governamentais em locais que anteriormente eram restritos e não podiam oferecer serviços de atendimento para crianças e adolescentes no DF. Isso resultaria em uma expansão dos serviços de atendimento e, sem dúvida, melhoraria as condições de vida das crianças”, declarou o diretor administrativo do Instituto do Carinho, João Henrique.

Para quem não puder comparecer pessoalmente, o evento também será transmitido pelo canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Podem participar das oficinas todos os moradores do Distrito Federal, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da região. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.

Ao todo, serão 55 oficinas organizadas pela Seduh neste ano. Enquanto 19 desses eventos públicos são voltados para segmentos da sociedade, os outros 36 são sobre as regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário completo.

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

Serviço:

→ Infância, juventude e idosos

Data: 7/11 (terça-feira)

Horário: às 19h

Local: Sede da Seduh, no Edifício Number One, Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar

Acesso virtual: pelo YouTube no canal Conexão Seduh