16/08/23 às 9h28 - Atualizado em 15/08/23 às 16h44

Lago Sul receberá a 24ª oficina do Plano Diretor

Evento organizado pela Seduh será para ouvir as sugestões da comunidade sobre a região

Gabriel Meireles, estágio com supervisão de Leandro Cipriano

No dia 24 de agosto será a vez da população do Lago Sul fazer a diferença no desenvolvimento da região. Isso porque ocorrerá a 24ª oficina participativa organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), lei que determinará o desenvolvimento do Distrito Federal pelos próximos 10 anos.

O encontro com a população será em uma quinta-feira e terá início às 19h, no Colégio Mackenzie, localizado na SHIS QL 5, Chácara 74 a 79. A ideia é reunir os cidadãos para discutir temas importantes para o Lago Sul, como mobilidade, transporte, regularização, meio ambiente, entre outros. Todas as sugestões da comunidade serão analisadas.

Oficina é o momento dos moradores opinarem sobre a região

Durante o processo de revisão será levado em conta pontos como sustentabilidade, inclusão social, oferta e lazer. O Plano Diretor traz como objetivo não só o desenvolvimento territorial, como o bem-estar e lazer dos moradores.

“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

Para o presidente da Associação de Moradores da SHIS da QI 05, Carlos Guapindaia, a oficina é um evento importante para discutir o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida do cidadão. “Acho importante discutirmos o PDOT desde o seu conceito. É a chance de dar sugestões para reavaliar pontos referentes à qualidade de vida, proteção ambiental, trânsito, estacionamento de veículos e transporte público”, pontuou.

Se você também quer participar de forma ativa nas melhorias de sua região, a oficina é uma ótima oportunidade. Vale lembrar que a mesma também será transmitida no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Podem participar das oficinas todos os moradores do Distrito Federal, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da região. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.

Haverá o registro de falas e percepções, debates, mapas para os participantes identificarem suas localidades e demandas, exposição dos principais temas discutidos e a construção de um relatório final da reunião, que será divulgado posteriormente.

Ao todo, serão 53 oficinas organizadas pela Seduh durante este ano. Enquanto 18 desses eventos públicos serão voltados a segmentos da sociedade, outros 35 serão sobre cada uma das regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário completo.

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

→ Lago Sul

Data: 24/8 (quinta-feira)

Horário: às 19h

Local: Colégio Mackenzie, na SHIS QL 5, Chácara 74 a 79