Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/12 às 12h37 - Atualizado em 3/01/19 às 9h47

MÊS DA JUVENTUDE

COMPARTILHAR

Secretário de Habitação participa de debate

(24/08/2012 – 15:37)

O secretário de Habitação, Geraldo Magela, participou nesta quinta-feira, 24, de debate online sobre a participação do jovem na sociedade promovido pela Coordenadoria de Juventude da Secretaria de Governo. Também fizeram parte da discussão o coordenador de Juventude, Carlos Oda; o coordenador geral da CUFA- DF, Max Maciel e a deputada federal Érika Kokay.

A ação faz parte das comemorações do Mês da Juventude, promovido pela Coordenadoria de Juventude. A proposta foi inspirada no dia 12 de agosto – Dia Internacional da Juventude, instituído pela Organização das Nações Unidas e como o momento de afirmar as políticas destinadas aos jovens.

Neste sentido, foi preparada uma programação que vai até o mês de setembro com atividades que vão de diálogos entre autoridades, organizações juvenis e especialistas, audiência pública para discutir as demandas da juventude, apresentações culturais, oficinas e muito mais.

Participações

A instituição do Conselho Distrital de Juventude e dos Conselhos Locais – nas regiões administrativas foi ressaltado por Carlos Oda como uma das ações de governo no sentido de garantir instâncias de participação dos jovens. O coordenador de Juventude do DF pontuou que “vamos atuar em quatro linhas: garantir a participação dos jovens na formulação das políticas destinadas a eles; buscar áreas destinadas aos centros de juventude; prestar assistência quando necessário e atuar para a afirmação dos direitos da juventude”.

O coordenador da CUFA-DF contou um pouco sobre sua história de militância iniciada ainda no colégio quando participou de grêmios estudantis e relatou um pouco de sua experiência à frente da CUFA há seis anos. “Hoje nós temos novas formas de participação. A internet é um grande exemplo”, afirmou Maciel ao falar sobre a inserção dos jovens nos espaços de decisão.

A juventude deve participar para quê? Questionou o secretário Magela para logo após responder que “os acomodados não devem participar. Aquele que quer melhorar o acesso a uma escola de qualidade, um espaço para cultura, esse sim deve participar”. Magela também pontuou várias formas de participação possível e citou como exemplo o Hip Hop e o cineclube nas escolas. Este último uma articulação sua enquanto deputado federal junto ao Ministério da Cultura.

“O protagonismo possibilita o resgate da identidade”, destacou a deputada Érika Kokay. Uma gestão democrática não apenas no sentido de eleger um representante, mas partilhar o sentimento de pertencimento foi o destaque dado pela deputada.

Programação – As atividades integram o projeto “Gente Jovem Reunida em defesa dos seus direitos” que promoverá ações formativas em todo o DF. A iniciativa é uma estratégia de mobilização para a criação do Conselho de Juventude, importante espaço de participação e formulação das políticas públicas. Além da agenda proposta pela Coordenadoria, as organizações e os movimentos juvenis foram convidados a compor o calendário e realizarão eventos em diversas regiões administrativas.

Todas as atividades serão gratuitas. Confira a programação no site http://www.mesdajuventude.df.gov.br.

Assessoria de comunicação Sedhab

Leia também...