3/11/23 às 14h39 - Atualizado em 3/11/23 às 14h40

Mora no Varjão? Participe da oficina do Plano Diretor

Encontro acontece no dia 14 de novembro e será aberto ao público

Gabriel Meireles, estágio com supervisão de Leandro Cipriano

Venha fazer a diferença para o Varjão. No dia 14 de novembro, terça-feira, a região administrativa recebe a 44ª oficina participativa para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). O evento acontece às 19 horas, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) do Varjão, localizado na quadra 07, conjunto D, lote 02, Área Especial.

Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), o encontro tem como objetivo ouvir as sugestões da população. As propostas apresentadas serão analisadas e inseridas no novo texto do Plano Diretor, que é a lei que determina o desenvolvimento do Distrito Federal e precisa ser revisada a cada 10 anos.

Varjão recebe oficina para a revisão do PDOT

A participação da sociedade na elaboração dessa lei é de fundamental importância, conforme explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco. “É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, explicou.

O líder comunitário do Varjão, Vanio Scarabelot, também destaca a importância da participação popular no processo. “O Plano Diretor interfere diretamente no desenvolvimento da cidade, orientando como a região pode crescer da melhor maneira possível, sendo crucial para o desenvolvimento ordenado do Varjão. Temos que trabalhar de uma maneira que seja benéfica para todos. Quando envolvemos a população nisso, as chances de sucesso são maiores”, destacou.

Se você também deseja participar ativamente das melhorias em sua região, a oficina é uma excelente oportunidade. Além disso, será transmitida no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Todas as pessoas interessadas em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, independentemente da faixa etária e gênero, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas. Basta comparecer nas datas e horários marcados.

Este ano, estão previstas 55 oficinas participativas com a população do DF. Confira o calendário completo.

A Seduh também tem recebido as contribuições da população para a revisão do PDOT por meio de um formulário virtual de participação individual, disponível neste link.

Para obter mais informações, acesse o site www.pdot.seduh.df.gov.br.

→ Varjão

Data: 14 de novembro (terça-feira)

Horário: às 19h

Local: Centro de Ensino Fundamental (CEF) do Varjão, Quadra 07, Conjunto D, Lote 02, Área Especial.

Acesso virtual: pelo YouTube no canal Conexão Seduh

Próximas oficinas de novembro