17/08/23 às 9h20 - Atualizado em 23/08/23 às 16h11

Morador de Samambaia, venha participar da oficina do Plano Diretor

Encontro será para coletar sugestões da população; evento será aberto a todos

Gabriel Meireles, estágio com supervisão de Leandro Cipriano

No dia 26 de agosto venha fazer a diferença no desenvolvimento de Samambaia. A região administrativa receberá a 25ª oficina participativa, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), lei que determinará o desenvolvimento do Distrito Federal pelos próximos 10 anos.

O encontro será em um sábado e terá início às 9h, no Complexo Cultural de Samambaia, localizado na Quadra 301, conjunto 05, lote 01. A ideia é reunir a população para discutir temas importantes para a região, como mobilidade urbana, transporte, regularização, meio ambiente, entre outros. Todas as sugestões dos cidadãos serão analisadas.

Oficina é o momento dos moradores opinarem sobre a região

O Plano Diretor será revisado levando em conta pontos como sustentabilidade, inclusão social, oferta e lazer. O PDOT traz como objetivo não só o desenvolvimento territorial, como o bem-estar e lazer dos moradores.

“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

Para o fundador da Associação de Moradores de Samambaia e morador da região desde 1985, José Alis, a participação da comunidade pode contribuir para o desenvolvimento urbano e a organização do território. “Faz toda a diferença. Porque é ela que passa pelos problemas”, completou.

Se você quer participar de forma ativa nas melhorias da sua região, a oficina é uma ótima oportunidade. Vale lembrar que ela também será transmitida no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Podem participar das oficinas todos os moradores do Distrito Federal, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da região. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.

Haverá o registro de falas e percepções, debates, mapas para os participantes identificarem suas localidades e demandas, exposição dos principais temas discutidos e a construção de um relatório final da reunião, que será divulgado posteriormente.

Ao todo, serão 54 oficinas organizadas pela Seduh neste ano, em todo o DF. Enquanto 18 desses eventos públicos serão voltados a segmentos da sociedade, outros 36 serão sobre as regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário completo.

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

→ Samambaia

Data: 26/8 (sábado)

Horário: às 9h

Local: Complexo Cultural de Samambaia, na Quadra 301, conjunto 05, lote 01