Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/07/12 às 18h36 - Atualizado em 3/01/19 às 9h31

PARQUES

Sedhab e IAB/DF lançam concurso

(25/04/2012)

A Sedhab — Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano — lança concurso público nacional para seleção de projetos arquitetônicos e paisagísticos para a implantação de parques nas cidades de Sobradinho, Gama, Paranoá, além de projeto arquitetônico para o Centro de Exposição Agropecuária em Planaltina e a reforma do Edifício Sede da Sedhab. Para tanto, a Secretaria firmou contrato com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do DF (IAB/DF). A assinatura do documento aconteceu nesta quarta-feira (25/04) na sede da Secretaria.

Provocar ideias novas. Este foi o principal motivo destacado pelo secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano para o lançamento do concurso. O secretário também afirmou que infelizmente a equipe técnica da Sedhab está sobrecarregada e não poderia assumir a elaboração dos projetos. Ao falar sobre os parques, o secretário alegou que “todos são resultado da mobilização da sociedade. É muito triste ver um parque, por exemplo, em Sobradinho, o Canela de Ema, como depósito de lixo ou palco de invasões”.

O concurso será realizado em uma etapa, de Estudos Preliminares, na qual serão classificados os concorrentes em 1º, 2º e 3º lugares, nos termos do edital, e sem hipótese de empate nas classificações. Além das eventuais menções honrosas, concedidas a trabalhos dignos de distinção. Cada participante poderá concorrer com projetos em todas as áreas.

As equipes técnicas classificadas em 1º lugar de cada objeto/tema formalizarão contrato com a Sedhab para a elaboração do projeto executivo e projetos complementares. O IAB/DF, contratado para organizar a seleção pública, prestará apoio técnico na revisão dos produtos.

“Este concurso coloca Brasília na linha de frente no debate da arquitetura, urbanismo e paisagismo do Brasil”, pontuou Paulo Henrique Paranhos, presidente do IAB/DF, que alegou que esta ação aproxima o diálogo com o governo e concluiu dizendo que “uma intervenção dentro destes parâmetros nos leva ao desenvolvimento sustentável que a sociedade tanto almeja”.

A contratação do Instituto se dará mediante os recursos provenientes da dotação orçamentária do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb) – coordenado pela Sedhab, que possui entre suas áreas de atuação a implantação de equipamento público comunitário de cultura, urbanização de espaços públicos de lazer e áreas verdes e fortalecimento, estruturação e desenvolvimento institucional envolvendo a gestão administrativa.

A partir da assinatura do contrato, será formulado cronograma estabelecendo prazo para as inscrições, julgamento, premiação e demais fases para a implantação dos projetos.

Presente ao evento, a administradora de Sobradinho, América Menezes, ressaltou a importância do evento e alegou que a comunidade estava muito esperançosa com a implantação do parque Canela de Ema. América também fez referência à atuação do secretário Magela, enquanto deputado distrital, como autor do projeto de lei que criou o parque e concluiu dizendo que a implantação do local representa um legado que será deixado para as futuras gerações.

Também esteve presente ao evento o administrador do Paranoá, professor Garibel e arquitetos convidados.

Comissão Julgadora — Serão constituídas duas comissões julgadoras distintas, sendo uma responsável pela avaliação dos projetos de parques e outra responsável pela avaliação dos projetos de edificações. Cada Comissão Julgadora será constituída por cinco membros titulares, arquitetos, dos quais três indicados pelo IAB e dois pela Sedhab, sendo que a secretaria deverá indicar para uma de suas vagas arquiteto da Região Administrativa (RA) do projeto apresentado. À exceção da RA Brasília, que será representada por dois arquitetos da Sedhab. O

corpo de jurados do IAB – estaduais e nacional – são indicados por arquitetos de todo o território brasileiro, sendo composto por profissionais com conhecimento dos regulamentos de concursos da UNESCO/UIA e do IAB, e que se notabilizaram pela qualidade de sua atuação profissional.

Assessoria de Comunicação Sedhab